Vaza Build 9901 do Windows 10 que revela mais novidades do sistema

Vaza Build 9901 do Windows 10 que revela mais novidades do sistema

Há exatamente uma semana, o site WinBeta vazava um vídeo de uma das builds do Windows 10 e mostrava para todos como será o funcionamento da Cortana no sistema operacional. Se você não sabe, a Cortana é a assistente pessoal do Windows Phone e que ajuda os usuários em diversas tarefas. Pois bem, ela irá atuar também nos desktops. Como se já não bastasse ter vazado esse vídeo, o mesmo site teve acesso à Build 9901 do Windows 10 e, como não podia deixar de ser, também gravou um vídeo e mostrou as novidades para todos.

Dentre as novidades, as principais são relacionadas à Cortana e também à integração ao Xbox. No vídeo anterior, vimos a Cortana responder várias perguntas. Agora neste vídeo vemos que ela é capaz de outras coisas e se integra de maneira mais profunda a um smartphone com Windows Phone. Por exemplo, ela pode sincronizar as suas preferências de busca, tais como a cidade padrão. Assim, ela poderá apresentar respostas mais associadas com a sua cidade ou país. Além disso, vimos que será possível ativar a assistente apenas com o comando “Hey Cortana”! Sim, bem semelhante ao Google Now. Houve mudanças também na Barra de Tarefas. Agora, ela ganhou um campo de pesquisa, que é também onde se ativa a Cortana. Claro, se você quiser, pode muito bem esconder esse campo de pesquisa e deixá-lo mais parecido com o que temos hoje.

Os apps Metro, ou seja, os aplicativos nativos da Microsoft, adotaram um visual mais dark e ganharam aquele botão “hambúrger” (com três linhas horizontais alinhadas) que abre o menu de opções. Houve mudança também na Barra de Título, que ganhou o botão “hambúrger” que, desta vez, serve para abrir os itens da atual Charm Bar, aquela barra que surge no canto direito da tela do Windows 8 e 8.1.

O app “Jogos”, presente no Windows 8, foi mesclado com o app Xbox. Ele exibe o seu perfil da Live, os jogos que você utilizou mais recentemente, a sua lista de achievements (conquistas), lista de amigos, feeds de atividades e até à loja. Em outras palavras, ele será a porta de entrada para todo o ecossistema do console. Uma possibilidade citada no vídeo é que, talvez, seja possível rodar jogos do Xbox no PC com Windows 10. Mas não vamos nos animar ainda.

Além disso, a Windows Store agora permite comprar músicas e filmes, ao invés de apenas apps. O WinBeta também viu um app chamado Lumia Camera rodando no Windows 10. Ele é o mesmo app encontrado nos smartphones Lumia. Ele deve ser, provavelmente, o primeiro app universal da Microsoft, ou seja, que roda tanto em smartphones quanto no computador. Outra novidade digna de ser citada é que provavelmente o Painel de Controle seja incorporado totalmente ao item “Configurações”, deixando assim de existir.

No vídeo abaixo podemos ver essas e outras novidades, principalmente visuais. O site The Collection Book fez o favor de criar uma enorme galeria com mais de 400 screenshots do Windows 10. Dá pra ter uma boa ideia das mudanças visuais do sistema e também dos novos recursos que estão sendo implementados. Vale lembrar que a Microsoft marcou para o dia 21 de janeiro um evento onde provavelmente liberará o Windows 10 Consumer Preview para todos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X