Whatsapp pode estar preparando uma versão web para breve

Whatsapp pode estar preparando uma versão web para breve

Whatsapp é, sem dúvida, um dos mais populares e mais usados mensageiros instantâneos do mundo! Ele está disponível para praticamente qualquer sistema operacional móvel, seja ele Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e outros. Porém, ainda não existe uma versão web do serviço, coisa que todos os outros concorrentes já possuem, tais como Telegram, Viber, WeChat e outros. Mas, segundo alguns indícios, isso está perto de acabar.

O site holandês Android World resolveu investigar um pouco mais a fundo o código da nova versão do Whatsapp depois que Pavel Durov, cofundador do Telegram, que é concorrente direto do Whatsapp, revelou que desconfiava que o Whatsapp estava criando uma versão web. A desconfiança surgiu depois que o Whatsapp tentou contratar o responsável pela versão web do Telegram. Com isso, Pavel Durov ficou com a pulga atrás da orelha. Não é pra menos. Se já é difícil bater o Whatsapp sem versão web, imagine com ele disponível também para os desktops.

Ao estudar o código das versões 2.11.432, disponível na Play Store, e 2.11.471, disponível pelo site do aplicativo, descobriu-se que em ambos está registrado o termo “Whatsapp Web”. Além dessa evidência encontrada no código-fonte, há também um subdomínio oficial da empresa que é o web.whatsapp.com. Esse subdomínio tem seu conteúdo protegido mas, curiosamente, ao tentar acessá-lo, você é redirecionado para a sua conta Google. Não faz muito sentido, mas será que haverá algum tipo de parceria com a Gigante das Buscas. Pouco provável, já que o Whatsapp hoje pertence ao Facebook. Mas é, no mínimo, estranho esse redirecionamento.

Além de divulgar as screenshots com as partes do código que mencionam o “Whatsapp Web”, eles ainda publicaram imagens da tela usadas para administrar as sessões dos usuários. Nesta tela será possível ver em quais dispositivos você está logado e já há a opção de desconectar de todos eles. O Whatsapp, é claro, não dá um pio à respeito desses boatos, mas não é preciso muito esforço para concluir que esse é um passo natural para o maior mensageiro instantâneo do mundo.

Infelizmente, tudo ainda está no campo do rumor e o próprio Android World admitiu que as referências ao Whatsapp Web são poucas. Portanto, mesmo que a companhia esteja trabalhando na implementação desse recurso, é provável que ele demore bastante para chegar. Mas vamos ficar na torcida de que os desenvolvedores trabalhem rápido e de que logo, log possamos usar o Whatsapp também em nosso computadores.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X