Tecnologia dos anos 80 permite hackear qualquer smartphone

Tecnologia dos anos 80 permite hackear qualquer smartphone

Pesquisadores alemães descobriram que uma tecnologia desenvolvida na década de 80 pode ser usada para espionar as chamadas e mensagens de texto. A rede Signaling System (SS7), que está em uso até os dias de hoje, pode ser utilizada para invadir um aparelho no Reino Unido a partir de uma rede da África.

O SS7 utiliza uma série de protocolos para rotear chamadas, mensagens de texto e serviços similares em redes móveis. Mas os pesquisadores Tobias Engel, Sternaute e Karsten Nohl, cientistas-chefe do Security Research Labs, descobriram algumas falhas na rede.

Mesmo as redes móveis que utilizam técnicas de criptografia mais avançadas estão em risco: como eles devem se comunicar através do SS7, é possível que hackers localizem chamadas, ouçam e gravem conversas criptografas.

No inicio do ano, diversas nações em todo mundo tinham comprado sistemas de vigilância que utilizam a rede SS7. Isso pode significar de que há uma grande probabilidade de que a falha de segurança esteja em pleno conhecimento a algum tempo

Para interceptar chamadas telefônicas através do SS7, o atacante dois métodos. No primeiro, o atacante sequestra o recurso de encaminhamento de uma chamada telefônica, redirecionando chamadas para si mesmo antes de enviá-lo para o destinatário em questão, o que permite que os hackers escutem a conversa.

No segundo método, são usadas antenas de rádio para captar todas as chamadas e mensagens de texto a partir de uma área específica. Os hackers podem até solicitar uma chave criptografada temporária através de uma rede SS7. Essa técnica requer que os atacantes estejam mais próximos de suas vítimas, mas também lhes permite afetar mais pessoas ao mesmo tempo.

Os pesquisadores que descobriram essa falha esperam destrinchá-la na Chaos Communication Congress, em Hamburgo, no final da semana. Vale lembrar que nesse mesmo congresso será abordada sobre a falha de segurança dos Macbooks que noticiamos ontem aqui no site. Esse evento vai ser bom em!

Fonte(s): Betanews

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X