Novas revisões de placas-mãe da Gigabyte são inferiores as anteriores

Novas revisões de placas-mãe da Gigabyte são inferiores as anteriores

Ontem o site Hardware.info soltou uma “grande bomba” em relação a Gigabyte, que algumas placas-mãe que se apresentam como uma nova revisão, são inferiores aos modelos lançados anteriormente. De acordo com o site um visitante Holandês perguntou no fórum sobre uma placa mãe da Gigabyte que apresenta características diferentes do modelo original. O site  da Gigabyte mostra que a empresa fez uma série de revisões em um bom número de placas-mãe, principalmente nas de baixo custo.

Uma grande característica da Gigabyte é apresentar revisões de seus modelos de placa, mantendo o mesmo nome do produto original, alterando apenas o identificador da revisão (Rev. 2.0 , Rev 3.0). No entanto nas placas mais recentes observam-se diferenças pontuais para o lado negativo, tais como diminuição do número de fases da alimentação da CPU e a remoção do chip secundário do BIOS.

No site da Gigabyte olhando a área de especificações, fica claro distinguir a diferença entre as placas, mas a informação sobre a redução do número de fase foi omitida. Como uma informação tão importante como esta pode ser omitida caro leitor? 

O grande problema disso tudo é que o consumidor compra a placa, e automaticamente está recebendo a nova revisão, que deixa a desejar em relação a anterior, ao abrir a caixa fica claro a diferença, principalmente na redução das fases.

Para sanar as dúvidas ente as diferenças de revisões de placas, o Hardware.info comparou dois modelos de placas que apresentam essas diferenças estéticas e funcionais, os modelos são: Gigabyte B85M-D2V e Gigabyte B85M-HD3.

Diferenças entre as revisões da Gigabyte B85M-D2V

  •  Na Rev. 1.1 a placa apresenta três MOSFETs de potência, enquanto na Rev 2.0 existem apenas dois MOSFETs
  •  Na Rev. 1.1 a placa apresenta o BIOS duplo, enquanto na Rev.2.0 há apenas um chip.
  •  Há um chip ASMedia adicional próximo a porta HDMI na Rev.1.1, enquanto na Rev.2.0 esse chip foi removido
  •  Na Rev. 2.0 há menos componentes SDM em torno do codec de audio
  •  A Rev.2.0 apresenta menos componentes SMD ao redor do chipset.

Rev.1.1

Rev. 2.0

Diferenças entre as revisões da Gigabyte B85M-HD3

  • A Rev.1.0 apresenta o controlador PWM da versão ISL95820 enquanto na Rev. 2.0 a versão do controlador é o ISL95812
  • A Rev.1.0 apresenta 4 fases PWM enquanto a Rev.2.0 oferece 3 fases
  • Na Rev.1 a amperagem dos MOSFETs é de 69A enquanto a Rev.2.0 oferece 52A
  • Na Rev.1.0 o modelo do MOSFETs é o NTMFS4C06N enquanto que na versão Rev. 2.0 o modelo é o NTMFS4C08N

Rev. 1.0

Rev. 2.0

Durante diversos testes realizados pelo Hardware.indo em softwares como 3DMark Vantage, Cinebench11.5, PassMark 8 CPUmark, PassMark 8 Memory Mark e etc. O desempenho apresentado pela primeira revisão foi bem superior a segunda revisão, mesmo com o modo turbo ativado a segunda revisão consegiu ser inferior a primeira.

É difícil saber se essas placas foram lançadas de forma proposital com o pleno conhecimento da Gigabyte nas diferenças entre desempenho, mas são inúmeros quesitos que diferem as placas, colocando em xeque a credibilidade dessas placas..

Fonte(s): Hardware.info

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X