De acordo com especialistas a privacidade na internet em 2025 será apenas uma mera lembrança

De acordo com especialistas a privacidade na internet em 2025 será apenas uma mera lembrança

Caro leitor você se considera otimista quando o tema é privacidade na internet? Acredita que realmente algum dia os serviços que garantem a segurança dos seus dados cumprem com o prometido? Se você é uma dessas pessoas alguns especialistas estão ai para contraria-lo, mas precisamente 2500 especialistas do centro de pesquisa Pew Internet & American Life Project.

Em um relatório intitulado “The Future of Privacy” o centro de pesquisa entrevistou diversas pessoas para saber se elas acreditam que os políticos e líderes de tecnologia serão capazes de “criar uma infraestrutura sobre os direitos de privacidade oferecendo soluções confiáveis e inovadoras em 2025”.

Cerca de 55% dos entrevistados disseram que soluções para os problemas relacionados a privacidade na internet não irão acontecer, enquanto 45% disseram que acreditam que uma infraestrutura privada e satisfatória será estabelecida nos próximos 10 anos.

De acordo com um executivo da Brtitish Telecom, Bob Briscoe, pouca coisa vai se alterar nos próximos 10 anos em relação a privacidade dos dados, pois considera que para o uso de alguns serviços é necessário partilhar informações pessoais. E em cima dessa declaração eu pergunto a você que está lendo esse texto, quantas pessoas realmente estão preocupadas como os nossos dados são vistos ou tratados pelo governo e empresas de tecnologia? Com a propagação das redes sociais a grande maioria das pessoas sente a necessidade e compartilhar, partilhar mais e mais informações, a custa da própria privacidade que pouco importa.

Em 2015 veremos uma adoção bem maior de dispositivos vestíveis, com o lançamento do Apple Watch o mercado irá mudar mais uma vez, uma nova tendência será ditada de forma expansiva e nos anos subsequentes a avalanche da internet das coisas deixará a privacidade ainda mais um item a ser estudado em aulas de história. Conectar 50 bilhões de dispositivos (de acordo com a Cisco) tem um alto preço a ser pago, que não é de infraestrutura ou instalação de chips RFID nos equipamentos, o real pagamento é abdicar da privacidade, direta ou inderetamente. 

Não posso deixar de mencionar as empresas que pagam para ter seu anúncio exposto nos mais variados meios de publicidade online, como por exemplo o Google Adwords.  É essencial “conhecer” o cliente para direcionar corretamente uma campanha de marketing. Você acha que os grandes anunciantes do Adwords estão preocupados com a sua falta de privacidade? Em um ótimo texto publicado no site  The Guardian,o autor John Nauhton pergunta por que a internet nos tornou tão hipócritas? Numa época que deveríamos estar ainda mais atento com nossa privacidade preferimos partilhar de forma conivente mais e mais informações.

O autor menciona a célebre frase propagada pela União Soviética nos seus tempos de auge, “idiotas úteis”, que hoje em dia se transformaram em “hipócritas uteis”, porque sabemos muito bem como nossas informações são tratadas e em muitos casos reclamamos sobre a vulnerabilidade dos nosso dados que são controladas pelos “senhores do mundo”, mas o “share” não tem fim, a exposição a preço de curtidas, seguidores e etc. 

E sabe o porquê o compartilhamento não tem fim? Ainda com base na pesquisa feita pela Pew mais da metade dos entrevistados estão dispostos a partilhar seus dados se os serviços forem gratuitos, e como hoje em dia a informação é um bem “super valioso” posso afirmar que pagamos uma alta taxa para usarmos esses serviços dados como “gratuitos”

Se você ainda acredita que tem um pingo de privacidade na internet então vá se despedindo dela, agradeça por todos os anos que ela se manteve ao seu lado mas se você quiser manter seu lado otimista, tente buscar alternativas para os serviços que você utiliza atualmente, porque o Google, Facebook, Apple, Amazon e afins, não estão nenhum pouco preocupados com a sua segurança e porque não dizer, talvez nem você esteja!

Fonte(s): The Guardian

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X