China irá criar um ranking para classificar a confiabilidade dos fornecedores de serviços em nuvem

China irá criar um ranking para classificar a confiabilidade dos fornecedores de serviços em nuvem

China anunciou que irá desenvolver um ranking dos prestadores de serviços de armazenamento em nuvem, para medir o nível de confiabilidade de cada um dos serviços. A ideia é que apenas os serviços com certificado de segurança completo possam participar do projeto.

O vice-presidente do grupo de indústria do Instituto de Pesquisa sobre Segurança da Informação da China, Zuo Xiaodong, disse que a ideia básica da avaliação de segurança é encontrar fornecedores de hardware, software e serviços para garantir que o governo tenha controle total sobre o ecossistema.

Xiaodong ainda destacou que a China está desenvolvendo um sistema de avaliação da segurança em armazenamento em nuvem, autorização e acompanhamento semelhante ao Programa Federal de Risco e Gestão de autorização e monitoramento do governo dos EUA.

O novo projeto deve entrar em vigor a partir de abril de 2015, a fim de evitar falhas de segurança em serviços de nuvem implantados na China. Os fornecedores de nuvem estrangeiros serão autorizados a participar da avaliação, mas podem ser obrigados a fornecer os códigos dos dados operacionais e de origem por motivos de segurança.

Essa medida faz parte de um projeto da China de trocar tecnologia estrangeira pelas produzidas pela própria China em bancos, empresas estatais, agências militares até 2020.

Será que um ranking pode fechar as portas para serviços de nuvem estrangeiras se instalarem na China? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): ZDNet

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X