Whatsapp agora conta com criptografia de ponta a ponta no Android

Whatsapp agora conta com criptografia de ponta a ponta no Android

Whatsapp é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores mensageiros instantâneos da atualidade, batendo gigantes como Google e Facebook Chat, além do Skype, da Microsoft. Ele possui mais de 600 milhões de usuários ao redor do globo. Porém, periodicamente, vinha sofrendo com algumas brechas de segurança graves, que davam acesso ao teor das mensagens trocadas pelos usuários. No entanto, isso está perto de acabar. Pelo menos na versão para Android do mensageiro.

Open Whisper System anunciou em seu blog que, em parceria com o Whatsapp, implementou um sistema de criptografia de ponta a ponta no mensageiro. Isso significa que apenas as duas pessoas envolvidas na conversa terão acesso a ela. As mensagens serão submetidas a uma criptografia avançada, que embaralha os caracteres nela, tornando ilegível o conteúdo para qualquer um que intercepte a mensagem. Para descriptografar, será necessário uma chave única, que apenas os envolvidos na conversa terão. Nem o próprio Whatsapp poderá ler as mensagens, mesmo que eles sejam intimados judicialmente para isso.

De acordo com a empresa, essa é a primeira vez que um sistema de segurança de criptografia de ponta a ponta é usado em tão larga escala. Claro, já existem há tempos apps que contam com esse recurso, como o Telegram, mas nenhum com um número tão grande de usuários como o Whatsapp. A Open Whisper System é uma empresa formada por colaboradores de código aberto e é integrada por uma dedicada equipe que visa avançar cada vez mais no que diz respeito à segurança das telecomunicações. Até agora, eles tinham dois apps de mensagens bastante seguros, o RedPhone e o TextSecure. Eles usaram o conhecimento adquirido no desenvolvimento de ambos para implementar a criptografia no Whatsapp.

Para que isso fosse possível as duas empresas trabalharam juntas por seis meses. Apesar da tecnologia já estar pronta, por assim dizer, foi necessário um grande trabalho para adaptá-la a um serviço tão abrangente como o Whatsapp. No momento, apenas os usuários da última versão do app para Android contam com este recurso de segurança; Eles mencionaram que em breve ele será implementado também no iOS. Nada foi falado sobre o Windows Phone.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X