NTU desenvolve baterias de carregamento rápido que pode durar mais de 20 anos

NTU desenvolve baterias de carregamento rápido que pode durar mais de 20 anos

Cientistas da Nanyang Technological University (NTU) estão desenvolvendo baterias de carregamento ultra-rápido que podem entregar 70% de carga em dois minutos, disse a NTU em um comunicado de imprensa divulgado hoje. O desevolvimento pode ter um grande impacto sobre todos os setores, especialmente para veicúlos elétricos, onde os consumidores sofrem com o tempo de recarga e a vida útil da bateria. De acordo com o professor da NTU Chen Xiadong, os carros elétricos podem aumentar drasticamente a velocidade de recarga com as novas baterias. Eles estimam que em cinco minutos um carro elétrico já estaria apto a ser utilizado com as novas baterias.

Além do tempo de recarga é importante destacar a vida útil das novas baterias. Os cientistas estimam a vida útil das baterias ultrapassa os 20 anos, superando as baterias de iões de lítio em 10 vezes. Baterias de lítio convencionais, que são usadas com frequência em telefones celulares, tablets e em veículos elétricos costumam durar cerca de 500 ciclos de recarga, isto equivale a dois ou três anos de uso normal, a cada ciclo, tendo cerca de duas horas para que a bateria seja totalmente carregada.

O “truque” das novas baterias é o uso de nanotubos de dióxido de titânio para o ânodo (pólo negativo) em vez de grafite, oferecendo uma aceleração nas reações químicas da bateria, oferecendo 10 mil ciclos de carga, em vez dos 500 habituais. Ainda não há previsão de quando as novas baterias estarão disponíveis, mas os mini-tubos de titânio são fáceis de fazer e relativamente baratos. Essas baterias serão capazes de um grande impacto sobre o mundo da tecnologia, em um nível básico, poderiamos dizer que uma bateria com esse “poder” poderia minimizar ou tavez eliminar a obsolência planejada em alguns dispositivos – você será capaz de substituir o dispositivo quando ele não atender mais suas necessidades e não por uma perda de qualidade da bateria. Gostou da ideia? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X