Após 10 anos, especificações do HTML 5 estão finalmente prontas

Após 10 anos, especificações do HTML 5 estão finalmente prontas

Foi em 2004 que o grupo W3C (World Wide Web Consortium) começou a desenvolver o HTML5. Há exatamente 10 anos. Nessa época, a entidade estava preocupada em desenvolver o XHTML, só que ele era problemático demais e na prática não funcionava muito bem. Até que o grupo dissidente WHATWG discordou e mudou os rumos do bom e velho HTML, transformando-o em uma plataforma para aplicativos. Funcionou e agora ele é usado em todo tipo de aparelhos, de TVs a smartphones; reage ao toque dos seus dedos; e pode ser melhorado através de APIs.

Você pode estar surpreso agora, achando que esse padrão já estava pronto, visto que se fala na implementação do HTML 5 há alguns anos e, de fato, os principais navegadores do mercado, tais como IE, Firefox, Chrome e Opera já suportam muitos de seus elementos. Mas ainda faltava algumas coisinhas para a finalização das especificações.

Por exemplo, a implementação dos elementos <video> e <audio> e o suporte a APIs que permitem a inserção de conteúdo audiovisual nas páginas sem a necessidade de extensões, tais como Flash ou Quicktime. Sim, foi a última pazada de terra no obsoleto formato Flash, da Adobe que começou a morrer com o lançamento do iPad, em 2010. Foi o HTML 5 que possibilitou, também, a compatibilidade do Linux com o serviço de streaming Netflix, mais recentemente. Podemos citar ainda outros recursos, como a renderização de formas em 2D a partir do elemento <canvas>, integração com o MathML para a exibição de notações matemáticas, suporte nativo ao padrão SVG e compatibilidade com recursos de acessibilidade.

Para essa finalização ter demorado 10 anos não é difícil supor que houveram mutios problemas ao longo do caminho. Houveram muitas discussões acerca do desenvolvimento em si e mais de 100 mil testes foram realizados, dos mais variados tipos, encontrando-se mais de 4 mil problemas, que tiveram de ser resolvidos um por um. De fato, o processo todo parecia tão complexo que algumas previsões diziam que as especificações oficiais só sairiam em 2020! Porém, em setembro de 2012 a W3C disse que colocou em prática um plano para concluir o HTML 5 no máximo até o fim de 2014. Deu certo. Missão dada é missão cumprida.

Agora, com o reconhecimento oficial, é só questão de tempo para que a adoção do HTML5, que já estava bastante difundida, se expanda mais ao ponto de torná-la a linguagem predominante na web. Ela pode agora ser adotada por diferentes navegadores e sites por igual. E não haverão brigas nos tribunais por patentes, visto que a W3C fez acordo com mais de 60 empresas, tais como Google, Microsoft, Apple e Opera, para garantir que ninguém precise pagar royalties para usá-lo ou infrinja alguma patente. Agora, qual o próximo passo da W3C? Incorporar muitas outras tecnologias ao HTML, como autenticação em dois passos, acesso a hardware (como Bluetooth/NFC/motor de vibração), streaming de mídia e outras. Mas, por ora, seja bem vindo HTML 5 e que você tenha uma vida longa e feliz!

Via W3.org e TechCrunch

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X