Google anuncia Android 5.0 Lollipop

Google anuncia Android 5.0 Lollipop

Prepare-se, pois hoje falaremos muuuuito da Google. A Gigante das Buscas anunciou hoje a quinta versão de seu sistema operacional móvel. Trata-se do Android 5.0 Lollipop. Seguindo a tradição, ela batizou sua criaçao com o nome de um doce, neste caso, é o pirulito. O principal destaque desta nova versão é a sua interface, toda baseada no Material Design, que traz traços mais minimalistas e é absolutamente lindo de se ver. Porém, não é só de interface que vive o Android Lollipop, ele tem também muitos outros recursos.

O Android Lollipop é a “maior e mais ambiciosa atualização do Android“, conforme disse a própria empresa. E ele é bem versátil também, segundo a Google, ele tem capacidade de se adaptar às mais variadas plataformas. E como prova disso, o Android Lollipop já chega em três plataformas distintas. Ele virá no smartphone Nexus 6, no tablet Nexus 9 e também no novo dispositivo Nexus Player. Falaremos sobre todos eles mais na frente, em posts dedicados. Além disso, ele foi desenvolvido para rodar bem em aparelhos com apenas 512 MB de RAM. Ele dá continuidade ao que aconteceu com o KitKat, que roda bem mesmo em aparelhos com pouca memória. Desta forma, até aparelhos de entrada, equipados com parcos 512 MB de memória, rodarão os principais recursos do Material Design. Esse foi um passo inteligente, pois assim a Google pode ter um maior alcance em mercados emergentes, como Índia, China e, por que não, Brasil.

O Android Lollipop também será mais seguro por padrão. Visando os recentes escandâlos envolvendo a nossa privacidade e espionagem por parte de órgãos do governo dos EUA, a Google disse que a quinta versão do Android já virá com a criptografia ativada por padrão. Além disso, visando proteger nossa privacidade num nível mais pessoal, ele permitirá que você crie perfis de usuários, como já é comum nos sistemas desktops. No sistema do robôzinho verde, essa função só estava disponível em tablets. Um bom uso dessa ferramenta é para os pais que querem deixar os filhos usando o gadget mas limitando o acesso a certas áreas mais sensíveis, como os documentos da empresa. Você pode também criar uma tela específica para que usuários convidados acessem apenas o conteúdo que esteja nela. O recurso Android Smart Lock traz novas formas de desbloquear seu celular. Por exemplo, quando você aproximar um smartwatch ou entrar num carro com a tecnologia, ele desbloqueará automaticamente. Você pode também usar expressões faciais bem como os métodos antigos, como PIN, senha e padrão desenhado.

O Android Lollipop permite também um bom nível de personalização do sistema. Você pode controlar e configurar as suas notificações com um nível de detalhes bem grande. É possível definir quais apps podem gerar notificações e também quais pessoas são importantes para isso. Desta forma, se você estiver numa reunião importante ou no meio de um trabalho da faculdade, você recebrá notificações apenas de pessoas importantes. Se sua mãe te ligar você saberá. Agora, se for aquele seu amigo mala o smartphone ignorará a notificação naquele momento. O nome desse recurso é Priority Mode e pode ser ativado no botão de volume,

As notificações também sofreram mudanças. Agora elas se parecem com os cards do Google Now. Elas são exibidas na parte superior da tela e aceitam ações diretamente nela, tais como responder a uma mensagem ou e-mail. Elas também não vão mais atrapalhar a sua jogatina. Sempre que você estiver jogando algum game no celular ou no tablet, as notificações aparecerão na parte superior da tela. Ligações também não interroperão o jogo, serão mostradas através de uma notificação. Daí você decide se quer atender ou se deixa pra depois.

O Android Lollipop também está mais conectado com outros dispositivos. Por exemplo, você pode começar a assistir um filme no tablet Nexus e, depois, terminá-lo no smartphone ou, se preferir, no Nexus Player, o dispositivo com Android TV também lançado hoje. Será fácil alternar entre um dispositivo e outro. Ele sincronizará suas fotos, músicas, vídeos, documentos e até as buscas em todos os seus dispositivos com Android. Eu já disse que ele é lindo? O Material Design padroniza o sistema e simplifica os traços, tornando a interface mais leve e simples de usar. Mas não é só isso, no Material Design você tem várias camadas de informação com animações, efeitos e sombras que dão uma sensação de tridimensionalidade ao sistema. É, de fato, uma visão inovadora dos sistemas operacionais móveis. O Material Design se adapta tanto a um tablet com a sua tela grande quanto a um smartwatch.

E não é só isso! O Android Lollipop trouxe muitos outros recursos. Nós citamos aqui apenas os mais importantes. Ele trará também o runtime ART, que pode acelerar o desempenho dos apps, mais de 5 mil APIs para os desenvolvedores criarem apps melhores e mais otimizados; o modo Battery Saver que tem a capacidade de aumentar a autonomia da sua bateria em até 1 hora e meia e mais um monte de coisas interesantes. De fato, o Android Lollipop é o melhor sabor do Android já lançado. Talvez você esteja pensando que já viu esses recursos antes. Mas eles estavam presentes nas ROMs customizadas pelas fabricantes. Agora, elas fazem parte do sistema de forma nativa.

O Android Lollipop estará disponivel nos aparelhos Nexus 6, 9 e Player assim que eles forem lançados. Nas próximas semanas os Nexus 4, 5, 7 e 10 receberão a atualização, bem como os aparelhos Google Play Edition. A Motorola já garantiu atualização para o Moto X e Moto G, tanto 1ª quanto 2ª geração, bem como a linha Droid Ultra/Maxx e Mini. As demais fabricantes ainda não se pronunciaram. Agora é só esperar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X