Google muda algoritmo de buscas e penaliza grandes sites de torrent

Google muda algoritmo de buscas e penaliza grandes sites de torrent

No início desse mês a Google disse que iria aprimorar seu algoritmo de busca de forma que ele rebaixasse sites com conteúdo pirata, tais como os famosos sites de torrents. Cumprindo a sua palavra, ela mudou recentemente o seu algoritmo e alguns grandes sites de torrents simplesmente sumiram dos resultados de buscas. Neste artigo do Torrent Freak, ele mostra por meio de gráficos que grandes sites viram seu tráfico e visibilidade literalmente despencar.

Em seu artigo onde ela explica as mudanças e o que as motivou, a Google disse que “esperava afetar visivelmente o ranking de alguns dos sites mais famosos”. E foi exatamente isso que aconteceu. Os sites relataram que o tráfico oriundo das buscas caiu pela metade. Ela ainda explica que as mudanças são motivadas pela grande pressão feita por Hollywood e a indústria da música para que ela penalize sites que distribuem conteúdo protegido por direitos autorais. No Torrent Freak também é explicado o que aconteceu quando alguém faz uma pesquisa:

Uma busca por “Breaking Bad torrent” antes destacava o Kickass.to, Torrentz.eu e Isohunt.com no topo, mas eles basicamente desapareceram. Curiosamente, em alguns casos, seu lugar foi tomado por outros sites de torrent menos populares.

O mesmo aconteceu aqui no Brasil. Ao se fazer essa mesma busca, podemos constantar que sites menores, como os hospedados no Blogger, aparecem no topo, em detrimento dos mais conhecidos e confiáveis. Isso pode gerar mais risco para o usuário, que tem maiores chances de cair em sites maliciosos e terem seus computadores comprometidos com malware. Nos EUA a Google também testa a possibilidade de no topo das buscas oferecer alternativas legais para se assistir filmes, tais como a Netflix, Google Play, Hulu e outras.

O motivo dos principais sites de torrents terem sumido e sites menores tomado o seu lugar é que o algoritmo rebaixa os sites baseado no número de requisições de remoção de links que a Google recebe. Só no ano passado, a Gigante das Buscas retirou mais de 222 milhões de links que distribuíam conteúdo pirata. A maioria deles é referente a sites como 4Shared, Zippyshare, FilesTube e os tradicionais sites de distribuição de torrents ou links magnet. Por isso eles foram os primeiros a sumir ou serem jogados para as últimas páginas da busca.

O site The Pirate Bay se pronunciou também ao Torrent Freak e disse que nem sentiu essa mudança, já que quando as pessoas querem torrents elas sabem aonde ir. E é verdade. Geralmente, quem baixa arquivos via torrent já sabe muito bem onde buscar, sem precisar procurar no Google. Essa medida deverá afetar principalmente aqueles novos usuários que só querem assistir aquele seriado novo na internet. Em geral, essa medida não é adotada apenas pelo Google. Motores de busca menores, como Yahoo! e Bing também rebaixam sites de pirataria.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X