FCC sugere ideias para aumentar a eficiência de redes 5G

FCC sugere ideias para aumentar a eficiência de redes 5G

O 4G ainda apresenta instabilidade em diversos lugares, mas ao que parece a FCC (Federal Communications Commission) já está pensando em melhorias para as futuras redes 5G. 

O conselho de comunicação do governo dos EUA votou por unanimidade para que a comissão comece a pensar em algumas formas para elevar o espectro de 24 Ghz de frequência para um melhor rendimento das redes móveis.

Durante o evento da associação global GSMA nos Estados Unidos, a comissária da FCC, Jessica Resenworcel, propôs algumas ideias para a melhorar a política de espectro em 2020 e para “acelerar o caminho para o 5G”.

Alguns dos pontos propostos por Jessica foi que a revolução do espectro de frequência deveriam vir de “jovens engenheiros”. Ela diz também que está na hora de deixar para trás essa richa entre utilizar ondas licenciadas e não licenciadas, porque para um bom aproveitamento do espectro a união das frequências será necessária.

Grande parte das redes móveis é construída em espectros que variam de 600 MHz e 3 GHz. Jessica diz que no futuro isso pode ser diferente, já que a indústria está sofrendo uma transição entre redes analógicas para digitais. E claro que com o advento da internet das coisas, as redes de próxima geração irão precisar acomodar mais tráfego, devido ao grande número de dispositivos. E ao mesmo tempo oferecer uma menor latência.

A comissão acredita que ao utilizar “ondas-milimétricas” haverá um aumento maior na largura de banda para que mais pessoas possam estar conectadas com seus dispositivos. No entanto, essas ondas só funcionam em pequenas distâncias

 A ideia da comissão é tentar utilizar faixas de amplo alcance, como por exemplo o espectro de 400 MHz podendo ser reposicionado para o uso de largura de banda móvel. Outra sugestão apresentada pela comissão é usar faixas ultra-altas, de 60 GHz até 90 GHz, ideia essa que também foi proposta pela Anatel. 

“Nesses alcances, podemos agregar espectro e permitir aplicações de uso intensivo de dados por meio de centenas de megahertz por vez”. Justamente por conta do baixo alcance, a ideia é usar small cells na topologia de rede, disse o comunicado de imprensa da Huawei.

E você tem alguma sugestão para melhorar as redes 4G ou então alguma ideia para a próxima geração da tecnologia móvel? Deixe seu comentário abaixo. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X