Documentário sobre Edward Snowden estreia em Nova York

Documentário sobre Edward Snowden estreia em Nova York

O primeiro documentário sobre o ex-prestador de serviços da NSA, Edward Snowden foi exibido ontem (10/10/2014) em Nova York. Snowden que foi o responsável por divulgar aos quatro ventos, as canalhices do governo americano teve seu documentário exibido no festival de cinema de Nova York. 

O documentário intitulado CitizenFour, mostra o encontro da cineasta Laura Poiltras e do Jornalista Glenn Greenwald com o Snowden Hong Kong em junho do ano passado. A cineasta fez questão de trazer ao documentário um grande trabalho jornalísticos sobre o ex-analistas de sistema vinculado a CIA e a NSA que tornou público vários detalhes de programas que constituem o sistema de vigilância global norte-americano.

CitizenFour marca a última etapa de uma trilogia de documentários da Laura Poiltras, que além de cineasta é jornalista do The Guardian,e vencedora do prêmio jornalístico da matéria envolvendo Snowden, CIA e a NSA. Os outros dois documentários da trilogia são: My Country, My Country ( lançado em 2006 foi indicado ao Oscar e mostrava a guerra do Iraque), The Otah (lançado em 2010, vencedor do prêmio Sundance, mostra a base dos Estados Unidos em Guantánamo).

“Assistir CitizenFor pela primeira vez foi uma experiência que nunca cou esqueçer”, disse o diretor do fesival Kent Jones. “O filme opera em múltiplos níveis ao mesmo tempo: faz um estudo do personagem (Snowden), uma história de suspense real, e é assustador. Quando as luzes se acenderam, todos na sala estavam chocados, animados e produndamente perturbados.

O Festival de Cinema de Nova York, termina amanhã, teve seu ínicio no dia 26 de setembro. A exibição do CitizenFour ocorreu ontem. Na próxima semana , nos dias 17 e 18 de outubro, o filme será exibido no Festival de Cinema de Londres. Segundo o jornalista Glenn Greenwald, disse que o documentário deverá estrear em breve no Rio de Janeiro, e deverá contar com distribuição e apoio da Globo Filmes. E falando no Greenwald ele foi um dos palestrantes do evento TED que ocorreu no Rio de Janeiro que teve ínicio na terça-feira (07/10/2014) e terminou ontem.  Gleenwald se apresentou na conferência na estreia do evento, e fez questão de defender Snowden.

“Se ele quisesse vender segredos para outros países, coisa que o deixaria muito rico, a última coisa que ele faria seria passar isso para jornalistas e pedir para publicar. Essa acusação vem de pessoas do governo dos EUA e da mídia com esse tipo de visão. Quando pessoas dizem que ele não pode estar fazendo isso por princípios e sim por corrupção, isso diz mais sobre os acusadores. São essas pessoas que não fazem nada por motivos diferentes de corrupção, então, elas acham que todo mundo é assim”, disse Gleen Gleenwald

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X