Android 5.0 Lollipop permitirá a remoção dos apps pré-instalados pelas operadoras

Android 5.0 Lollipop permitirá a remoção dos apps pré-instalados pelas operadoras

Anunciado na metade do mês, a quinta versão do Android, chamada de Lollipop, está sendo muito aguardada pelos usuários por causa dos inúmeros novos recursos que ele vai trazer. Por exemplo, o sistema agora permite várias contas no mesmo aparelho e também a sincronização completa entre vários dispositivos. E mais recentemente, a Google divulgou que o Android 5.0 Lollipop é a versão mais segura do sistema já lançada, com criptografia por padrão e aprimoramento do uso do SELinux. Agora, a pouco tempo, a Gigante das Buscas revelou mais uma novidade do seu robôzinho verde: ele permitirá a desinstalação de apps pré-instalados pelas operadoras.

Geralmente, quando você coloca um SIM card, ocorre o download de alguns aplicativos da operadora que não são exatamente úteis e que não podem ser deletados. Eles ficam simplesmente lá, ocupando espaço precioso. No caso de smartphones que não contam com suporte a cartão de memória, isso se torna um problema.

Pois bem, Dave Burke, VP de engenharia do Android e da linha Nexus, junto com Brian Rakowski, VP de produtos, falou ao Ars Technica que o Android 5.0 trará um novo serviço chamado de Google Play Auto Installs. Será ele o responsável por identificar os apps exclusivos das operadoras e permitir a remoção deles. Esse processo, atualmente, só é possível rooteando o dispositivo, coisa que nem todo mundo tem conhecimento pra fazer. Infelizmente, eles não mencionaram se o Google Play Auto Installs removerá também os aplicativos que são colocados pelas fabricantes. Muitas delas, como a Samsung, entopem o celular de coisa que nunca serão úteis ao consumidor. Esperamos que a remoção deles também seja possível.

O Android 5.0 Lollipop ainda não foi liberado para todo mundo. Ele chegará primeiro para os dispositivos Nexus, visto que o ciclo de atualizações deles é controlado pela Google. Isso deve acontecer na próxima semana. Outras fabricantes, como a Sony e Motorola, liberaram uma lista com as datas em que seus aparelhos serão atualizados. Para ver essa lista, basta clicar aqui.

Via Ars Technica

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X