Windows 9 será gratuito para usuários do Windows 8 e 8.1

Windows 9 será gratuito para usuários do Windows 8 e 8.1

Amanhã (30), Satya Nadella, atual CEO da Microsoft apresentará oficialmente o Windows 9, ou seja lá como ele for se chamar. De acordo com o mais recente vazamento, a próxima versão do sistema operacional da Gigante de Redmond poderá se chamar Windows TH, em referência ao condinome Threshold usado pela equipe de desenvolvimento do sistema e que significa “borda” ou “fronteira”. Porém, não é apenas a nomenclatura do próximo Windows que causa curiosidade nos usuários. Um outro fator bastante importante também tem sido muito aguardado por todos: quanto custará o Windows 9?

A Microsoft não é exatamente conhecida por cobrar barato pelo seu sistema. Afinal de contas, ele é o responsável por grande parte da receita da companhia. Diferentemente da Apple, por muitos anos a Microsoft não vendeu hardware, apenas o licenciamento do sistema para as mais variadas fabricantes e montadoras de PCs. A Maçã podia se dar ao luxo de cobrar apenas algumas dezenas de dólares por uma nova versão do Mac OS X pois ganhava bastante na venda de hardware, com seus iMacs e Macbooks. Porém, hoje a Microsoft é uma gigante no setor de hardware também, vendendo videogamens, smartphones e tablets. Então, será que agora dá para baixar o preço do Windows? Ao que parece, sim.

Andreas Diantoro, presidente da Microsoft Indonésia, confirmou em entrevista que o Windows 9 será gratuito para usuários do Windows 8 e 8.1. Esta estratégia faz sentido. Com o Windows 9 a Gigante de Redmond deseja apagar a má impressão deixada com o Windows 8, que trouxe mudanças tão drásticas na interface e usabilidade que espantou os potenciais usuários. Devido a isso, a Microsoft deseja presentear àqueles que deram uma chance ao Windows 8 com o upgrade gratuito para a próxima versão. Isso pode incentivar os demais usuários a migrarem de sistema operacional e também minguar rapidamente o marketshare do Windows 8, fazendo-o cair no esquecimento, assim como ocorreu com o Windows Vista.

Agora, se você ainda usa o jurássico Windows XPDiantoros comentou a possibilidade da companhia também liberar o download gratuito do Windows 9 para esses usuários. Apesar de não receber mais suporte da Microsoft, o Windows XP continua sendo bastante usado. Visando essa fatia de usuários, talvez a Microsoft torne o Windows 9 gratuito para eles também. Mas, na minha opinião, essa estratégia pode não dar muito certo. Geralmente, quem usa o Windows XP, pelo menos no cenário doméstico, são pessoas que entendem pouco de tecnologia e usam um computador bastante obsoleto, muitas vezes com hardware defasado. Não compensaria instalar um novo sistema nessas máqunas. Na grande maioria dos casos, este perfil de usuário prefere comprar um computador novo, que atualmente já vem com o Windows 8 instalado.

O Windows 9 seria distribuido usando um método que a Apple já usa com o Mac OS X há tempos. O consumidor compraria direto da Microsoft e, ao terminar de baixar o sistema, ele já seria instalado na máquina, de maneira bem simples e rápida, facilitando o processo para os menos experientes. Isso também excluiria a necessidade de se chamar “aquele sobrinho que entende de computador” para instalar o Windows 9. Quanto mais automático, quanto mais simples, melhor! Na transição do Windows 8 para o 8.1 a Microsoft usou um método similar. A atualização era distribuída diretamente pela Windows Store, a loja de apps do sistema. Ela poderia fazer algo similar.

Infelizmente, Andreas Diantoro não falou nada sobre aqueles que usam outras versões, como o Windows 7 ou o famigerado Vista (alguém?). Ele também não revelou quanto será o sistema para quem quiser comprar de forma avulsa ou “na caixa”. Provavelmente, isso só seja revelado no ano que vem, que é quando a Microsoft começará a comercializar o Windows 9. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X