Vazam novas imagens e um vídeo do Windows 9

Vazam novas imagens e um vídeo do Windows 9

Seguindo o seu cronograma de desenvolvimento, a Microsoft já está em estágio avançado de criação da próxima versão de seu carro-chefe, o Windows 9. De acordo com alguns rumores, a companhia deverá liberar no final de setembro uma versão pública do sistema, para que os usuários possam baixar, testar e dar o seu feedback sobre o que ficou bom e o que precisa melhorar nesta nova versão.

Com o Windows 9 a Microsoft procura tirar a má impressão deixada com o Windows 8, que trouxe uma interface totalmente nova e mudou completamente a forma de usar o sistema. Isso não agradou muito os usuários e o Windows 7, lançado em 2009, segue como rei absoluto nas preferências da maioria. Se o Windows 9 agradar a maioria, a Gigante de Redmond repetirá sua sina de lançar um ótimo sistema operacional e depois um ruim. Basta lembrarmos da sequência Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e agora o Windows 8. Se continuar assim o Windows 9 tem tudo para cair nas graças do público.

Pois bem, um site alemão vazou algumas screenshots do próximo sistema da Microsoft e podemos ver que alguns rumores realmente foram implementados. Vamos dar uma olhada nas principais características do Windows 9.

Na imagem acima vemos o Menu Iniciar reformulado. Como sabemos, no Windows 8 ele foi totalmente retirado e deu lugar à Tela Iniciar. Com a atualização para o Windows 8.1 a Microsoft recolocou o botão Iniciar em seu lugar mas ele nada mais é do que um atalho para a Tela Iniciar. No Windows 9, como você pode ver, ele se parece mais com o nosso velho conhecido presente desde o Windows 95 e ainda agrega as live tiles do apps Metro.

Como a Microsoft antecipou no início do ano, mais especificamente em abril, os apps Metro agora não rodarão mais em tela cheia. Eles ocuparão uma janela, assim como todos os outros programas tradicionais do Windows. Você poderá maximizá-lo, é claro, assim como minimizá-lo. Isso pode ser visto na imagem acima.

Lembra da Charm Bar, aquela que aparece no canto direito ao se levar o mouse para uma das extremidades direita da tela? Então, ela também foi retirada e movida para o menu dos aplicativos. Os botões Pesquisar, Compartilhar, Dispositivos e Configurações agora se localizam num menu no topo dos apps Metro.

Ma imagem acima podemos ver a Central de Notificações do Windows 9. Um recurso parecido com o que existe nos sistemas operacionais móveis, tais como iOS, Android e o próprio Windows Phone, da Microsoft. Esse recurso foi implementado no sistema móvel da empresa apenas bem recentemente, com o lançamento do Windows Phone 8.1.

Já nesta imagem acima vemos áreas de trabalhos virtuais, outro recurso que a Microsoft afirmou que implementaria no Windows 9. Essa é uma função que já existe há algum tempo em outros sistemas, tais como o Linux e o próprio Mac OS X, da Apple. Ele vai permitir que a pessoa crie múltiplos desktops e se concentre melhor no trabalho, organizando as tarefas e não deixando a tela tão bagunçada com tantos programas e janelas diferentes abertas.

Nesta imagem vemos que os ícones e pastas estão mais próximos do flat design adotado pela Microsoft desde o Windows 8. É um design mais minimalista e simples, mas que não deixa de ser bonito.

Podemos perceber, ainda, que as janelas ganharam bordas extremamente finas. Talvez isso tenha sido feito para aproximar o visual do desktop do visual Metro.

O supracitado site alemão ainda publicou um vídeo no YouTube onde mostra o funcionamento do novo Menu Iniciar. E está bem interessante. Mesclando o conceito antigo e tradicional com as novas live tiles, podemos criar várias colunas de apps e organizá-los da maneira que melhor nos atenda. Acho que com isso as reclamações referentes ao novo Windows deverão diminuir muito. Assista ao vídeo:

E você, o que achou de todas essas novidades? Deixe a sua opinião nos comentários.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X