Photoshop rodará direto da nuvem nos Chromebooks e Chrome para Windows

Photoshop rodará direto da nuvem nos Chromebooks e Chrome para Windows

O programa Adobe Photoshop é, para muitos, o melhor software para edição e manipulação de imagens. E um verdadeiro milagreiro para algumas mulheres que aparecem na Playboy. Este poderoso software, no entanto, tem sem uso restrito a profissionais da área devido a alguns fatores: requer qualificação para se usar a maioria das ferramentas e explorar as inúmeras possibilidades que o programa oferece; ocupa bastante espaço em disco e usa muitos dos recursos da máquina e, talvez o fator mais importante, cada versão custa uma pequena fortuna. Mas a partir de agora as coisas ficarão mais fáceis para quem quiser usar o Photoshop. A Adobe anunciou uma parceria com a Google e agora este famoso software poderá ser executado diretamente da nuvem nos Chromebooks e nos navegadores Chrome para Windows.

Isso mesmo que você leu. Como você provavelmente deve saber, os Chromebooks são os notebooks powered by Google que rodam o sistema Chrome OS, um SO baseado totalmente na nuvem e que faz uso quase que exclusivo dos serviços online da Google, como Gmail, Drive, Maps, YouTube e tantos outros. Eles não têm um hardware poderoso e mesmo se a Google quisesse, não conseguiria rodar o Photoshop instalado localmente num Chromebook. Não com as especificações técnicas que ele tem hoje. Porém, se rodado diretamente dos servidores da Adobe, os usuários dos Chromebooks poderão rodar o Photoshop nele sem problemas. Quem usa o navegador Chrome no Windows também será beneficiado.

Por rodar em um ambiente virtualizado, o Photoshop via streaming poderá ser acessado e executado de qualquer Chromebook e navegador Chrome que tenha uma conexão com a internet disponível. A Adobe recomenda que a sua conexão seja de no mínimo 5 Mbps. Os seus trabalhos são salvos automaticamente na sua conta do Google Drive, assim você não precisa baixar nada para a sua máquina. Caso a conexão caia você precisa reabrir a sessão. Ao fazer isso, o seu trabalho estará intacto na pasta específica do Google Drive.

Project Photoshop Streaming ainda está em fase beta, portanto, alguns recursos não estarão disponíveis. Essencialmente, são aqueles que necessitam de uma GPU para serem processados, como aceleração 3D, melhorias em altos níveis de zoom, transições animadas, grade de pixels e outros. Todos os recursos que requerem uma placa de vídeo para funcionarem estão listados neste link. Outra limitação deste projeto é que o Photoshop não vai poder se comunicar com outros periféricos, tais como impressoras e scanners. No entanto, a Adobe diz que no futuro estes recursos serão implementados.

Se você se viu animado com esta notícia, baixe a sua bola. Pelo menos nos primeiros seis meses o Project Photoshop Streaming estará disponível apenas nos EUA para clientes educacionais que assinam a Creative Cloud. A Adobe informa, porém, que este é apenas o começo. Ela está estudando maneiras de fornecer seus produtos a partir de qualquer dispositivo e sem precisar instalar nada. Já é um bom começo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X