Novo padrão USB poderá transmitir vídeos em Ultra HD

Novo padrão USB poderá transmitir vídeos em Ultra HD

A corporação VESA, uma associação que dita as regras e padrões para eletrônicos de vídeo, anunciou recentemente o novo padrão USB 3., chamado de Tipo-C (Type-C). O principal destaque dele é a possibilidade de se encaixar os cabos de qualquer lado. Isso acaba com o incoveniente de ter que procurar o lado certo do cabo USB para encaixá-lo. Porém, ele tem outras vantagens mais técnicas. Por exemplo, o novo padrão terá a capacidade de transmitir vídeos em Ultra HD, ou seja, na resolução de 5120×2880 pixels. Isso será possível graças à implementação da tecnologia DisplayPort.

Além disso, o novo padrão poderá transmitir até 100 W de energia. Ele fará isso por usar alguns dos pinos do cabo para carregar apenas energia elétrica. Isso vai permitir recarregar a bateria de mais gadgets e em menos tempo. Na prática, o USB 3.1 terá quatro vias de transmissão. Duas delas serão usadas para a transmissão de áudio e vídeo, e as outras duas ficam livres para a transmissão de dados e de energia que, como já falamos, é de até 100 W. Nas transmissões de dados, o padrão USB 3.1 está certificado para alcançar a velocidade de 10 Gbps.

Ainda de acordo com a VESA, uma estação de docking usará duas faixas DisplayPort, cada uma com velocidade de 8.1 Gbps. Isso enviaria um sinal de vídeo 4K para um monitor compatível. Apesar de usar a entrada DisplayPort dos monitores e placas de vídeo, ela também será compatível com as entradas HDMI, VGA e DVI usando-se adaptadores. A transmissão de sinal de vídeo UHD (Ultra HD) só é possível quando se usa as quatro faixas do novo padrão USB. Nesse modo, ele ainda transmite dados, mas apenas na velocidade do padrão USB 2.0. Ele também será compatível com as entradas DisplayPort comuns, mas será necessário o uso de adaptadores também.

O novo padrão já está pronto desde o mês passado, mas ainda vai demorar um pouco para vê-lo implementado em computadores, notebooks e dispositivos móveis. O primeiro aparelho a usá-lo será o MacBook de 12 polegadas, que será lançado ano que vem. As demais fabricantes também adotarão o novo padrão USB 3.1 em 2015.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X