Novidades da Qualcomm na Uplinq 2014

Novidades da Qualcomm na Uplinq 2014

O tema principal da conferência do Uplinq desenvolvedida pela Qualcomm, em San Francisco, é o crescimento e computação na borda da rede. Com mais de um bilhão de dispositivos embarcados rodando o Snapdragon, a Qualcomm está se preparando para expandir novos mercados, além de smartphones e tablets. Wearables é uma aplicação óbvia que será buscada pela empresa.

 Uma das novas soluções apresentadas pela Qualcomm é SDK Eyewear que irá simplificar o desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada. O SDK já está sendo usado por vários óculos digitais, incluindo o Epson BT-200, Samsung Gear VR e ODG R-7.

Epson BT-200

 Samsung Gear VR

ODG R-7

Outra aplicação que está sendo Qualcomm é a robótica. O recurso Smart Terrain, que usa câmeras com sensor de profundidade 3D ​​para construir um mapa tridimensional de um espaço físico, foi colocada em uso por três robôs diferentes durante a palestra de abertura. O Snapdragon Rover, executando um Snapdragon 600 SoC, duas câmeras e atuadores de feedback de força, são capazes de detectar e classificar objetos, pegá-los e colocá-los em caixas com código de cores.

Outro robo apresentado foi o Brain Corporation eyerover, ele utiliza uma combinação de aprendizado de máquinas e redes neurais, que podem ser usados para terefas simples de uma forma semelhante como treinar um animal. 

Brain Corporation eyerover

“A tecnologia compartilhada por estes robôs usa um comportamento que pode ser estendido para smartphones e tablets. Ao aprender sobre nós e como nos relacionamos com eles, eles poderiam executar tarefas comuns de forma autônoma e, assim, simplificar a interface do usuário. Google Now é uma simples versão baseada em nuvem dessa idéia, dando-nos informação contextual quando mais precisamos dele. Mas com processadores mais potentes nossos dispositivos podem aprender e realizar ações por conta própria ou até mesmo em nosso nome”, disse o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf

Outra característica que pode aparecer em um futuro próximo é o Snapdragon Sense Áudio. Com essa nova tecnologia o smartphone estaria sempre pronto para responder aos comendos, ao contrário de hoje, onde você normalmente precisa pressionar um botão antes de usar um comando de voz. Os aplicativos de reconhecimento de músicas ambiente, como o Shazam se beneficiarão com essa tecnologia.

O foco da Qualcomm na internet das coisas vai permitir uma maior interação com os dispositivos. Para a Qualcomm isso significa mais dispositivos usando Snapdragon e um melhor retorno sobre o investimento.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X