5 milhões de senhas do Gmail vazam em fórum russo

5 milhões de senhas do Gmail vazam em fórum russo

Peter Kruse, diretor de tecnologia da CSIS Security Group, em Copenhague, na Dinamarca, disse que 5 milhões de senhas do Gmail foram divulgadas nesta terca-feira em vários fóruns russos sobre bitcoin,chamado btsec.com. Os dados divulgados incluem endereços de e-mail acompanhado da senhas destes usuários. 

A boa notícia disso tudo, se é que podemos chamar de boa, é que a maioria dos dados divulgados incluem registros de três anos atrás. Isso significa que muitos clientes dos serviços do Google talvez não estejam em risco se tiverem mudado suas senhas recentemente. Ainda sim os dados são assutados, porque grande parte dos usuários não atualizaram suas credenciais de login.

“A segurança das informações de nossos usuários é uma prioridade para nós, nós não temos nenhuma evidência de que os nossos sistemas foram comprometidos, mas sempre que tomamos consiência de que as contas podem ter sido, tomamos medidas para ajudar esses usuários proteger suas contas”, disse uma porta-voz da Google.

Peter Kruse diz que os dados foram despejados em vários fóruns e compartilhados por diversos serviços peer-to-peer. A origem da divulgação dos dados é desconhecida, mas há uma boa chance de que a informação divulgada foi feita por diversas fontes.

De acordo com o relatório Govinfosecurity, há também um arquivo de texto 109 MB em circulação que lista nomes de usuário do Google e endereços de email. Este arquivo, supostamente recuperados pelo Grupo de Segurança CSIS, não contém as senhas, mas há relatos de versões aonde encotram-se as senhas.

O post aconteceu na última terça-feira no fórum sobre segurança de Bitcoins e foi identificado pelo site Cnews. A pessoa que publicou a captura de tela abaixo e dizia que mais de 60% das credenciais ainda eram válidas. 

Parte da lista de e-mails divulgados

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X