Microsoft anuncia Windows 10

Microsoft anuncia Windows 10

Não foi Windows 9 e nem Windows TH, o nome que a Microsoft deu à próxima versão de seu carro-chefe foi Windows 10! Isso mesmo, ela pulou da versão 8.1 para a 10. Em conferência realizada na tarde de hoje (30) a Gigante de Redmond explicou que o seu sistema operacional é agora uma plataforma única, que funcionará tanto em desktops e notebooks quanto em tablets e smartphones. Em verdade, tudo que tenha uma tela de 4 a 80 polegadas entra no bolo. A loja de aplicativos também foi unificada. Agora ela será a mesma tanto para desktops quanto para dispositivos móveis. Essa medida deve aumentar o número de softwares disponíveis na Windows Store, bem como melhorar a qualidade deles.

O responsável pelo anúncio foi Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft. Ela disse que “não estamos falando de uma interface única de usuário, e sim de uma família de produtos, com uma experiência personalizada para cada dispositivo”. No entanto, as atenções hoje estavam voltadas para a faceta desktop deste Windows 10 e as suas aplicações. Vamos dar uma pincelada sobre elas.

Menu Iniciar

Assim como prometido, o amado Menu Iniciar está de volta. E igualzinho ao que vazou em vídeo nas últimas semanas. Ele mescla o visual tradicional do Windows 7 com as live tiles, introduzidas no Windows 8. Assim, como bem disse Joe Belfiore, os usuários de Windows 7 terão uma experiência já familiar. No novo Menu Iniciar você pode organizar os blocos dinâmicos, retirá-los, acrescentá-los, mudar o tamanho, etc. De fato, até o tamanho do Menu Iniciar pode ser alterado no Windows 10.

O campo de busca do Menu Iniciar também está de volta. Nele você pode pesquisar tanto os apps tradicionais quanto os Metro além de resultados na própria internet. A busca pode ser feita tanto diretamente no Menu Iniciar quanto no ícone da lupa, localizada na barra de tarefas.

Apps Metro agora rodam em janelas

Outro recurso que vazou nas últimas semanas e que se confirmou hoje, foi a capacidade dos apps Metro de rodarem em janelas. No Windows 8 eles só rodavam em tela cheia, imitando a experiência que se tem em um tablet. O máximo que se podia fazer era colocar um app ao lado, ocupando 25% da tela. Isso estava longe de ser o ideal no desktop. Este se torna, então, outro recurso que é familiar para os usuários do Windows 7. Com isso a Microsoft espera que os que ainda resistem em atualizar seus sistemas migrem de vez para o Windows 10.

Ao contrário do que se dizia nos rumores, a Charm Bar não foi removida. Ainda é possível acessá-la levando o mouse até um dos cantos direitos da tela. Ou então arrastando o dedo da direita pra esquerda em dispositivos com tela de toque. Mas as opções Pesquisar, Compartilhar, Configurações e demais itens podem ser agora acessados também por um botão colocado na barra de título.

Diferentes interfaces

Como explicado no início desse texto, o Windows 10 se adapta de acordo com o aparelho que você estiver usando. Por exemplo, se você estiver usando um tablet, o Menu Iniciar ocupará se toda a tela, se assemelhando demais com a atual Tela Iniciar do Windows 8 e 8.1. Do desktop, fica visível apenas a barra de tarefas e os apps fixados lá. Já quando você estiver usando um desktop ou notebook, a interface do Menu Iniciar será como a que estamos acostumados. Em outras palavras, você terá duas interfaces. Elas serão trocadas levando em conta o dispositivo que se está usando. Esse recurso foi batizado de Continuum. Ele será especialmente útil para aparelhos híbridos, que podem ser usados tanto quanto ultrabooks quanto como tablets.

Desktops Virtuais

Outro recurso que foi confirmado hoje pela Gigante de Redmond foi o de Desktops Virtuais. Ele foi chamado pela emrpesa de Task View. Basta apertar um botão na barra de tarefas para que o Windows organize os apps abertos em grupos. Você pode fazer isso também por deslizar o dedo a partir do canto esquerdo da tela.

Com o Snap Assist você vai poder colcoar até quatro programas rodando lado a lado na tela. Ele te dará sugestões de quais programas colcoar e assim aumentar a sua produtividade.

Outros detalhes e disponibilidade

Essas foram as principais novidades do Windows 10. Claro que ele ainda está cheio de novidades menores. Por exemplo, o prompt de comando agora aceita o comando Ctrl + V. Antes, para se copiar texto, era necessário ir até o menu Colar. Windows 10 também será o nome da próxima versão do Windows Phone. Isso mostra que realmente ele será um único sistema adaptado para vários dispositivos. Nos smartphones, por exemplo, ele não terá a área de trabalho. Uma versão do Windows 10 para processadores ARM também está sendo preparada. Ele será usado especialmente em tablets.

Segundo dados da própria Microsoft, 1 bilhão e meio de pessoas usam o Windows, somando-se usuários domésticos e corporativos. A companhia também diz que para as empresas o Windows 10 tem òtimas novidades. Por exemplo, será possível separar o perfil pessoal do perfil profissional, ele rodará todos os programas atuais que são compatíveis com o 7 e conta com uma segurança aprimorada.

Se você ficou animado para testar o Windows 10, a Microsoft informou que ele estará disponível para download a partir de amanhã. Para tanto, basta acessar esta página, escolher a versão do Windows mais adequada para você e iniciar o download. O lançamento oficial se dará no início de 2015, provavelmente durante a conferência BUILD, que ocorre em abril. Infelizmente, a empresa não revelou preços e nem como será o processo de atualização para usuários do Windows XP, 7 e 8. Ontem falamos aqui que um executivo ligado à Microsoft Indonésia disse que o Windows 10 será gratuito para usuários do 8 e 8.1. Infelizmente, a empresa não falou nada sobre isso hoje. Ficaremos no aguardo de mais informações.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X