Microsoft divulga novas informações sobre as novas versões do DirectX

Microsoft divulga novas informações sobre as novas versões do DirectX

 

A Microsoft e seus parceiros anunciaram a próxima geração das novas API Direct3D. Agora na versão 12, esta última versão do Direct3D será focado em programação de baixo nível, desbloqueando maior desempenho e maior eficiência, dando aos programadores acesso mais direto ao hardware. Em particular, acesso de baixo nível melhorara o desempenho, tanto por reduzir o alto nível de sobrecarga das APIs permitindo que os desenvolvedores utilizem melhor aplicações em multi-tarefa.

Direct3D 11.3

A Microsoft anunciou que haverá uma nova versão do Direct3D 11 coincidindo com o Direct3D 12 Apelidado de Direct3D 11.3, esta nova versão do Direct3D é uma continuação do desenvolvimento e evolução da API Direct3D 11 com novos recursos para atender as novas placas.

À primeira vista, o anúncio do Direct3D 11.3 parece estar em desacordo com o trabalho de desenvolvimento da Microsoft em relação ao Direct3D 12, mas na realidade não há muito sentido neste anúncio. Direct3D 12 é uma API de baixo nível  poderosa, mas difícil de dominar e muito perigoso nas mãos de programadores inexperientes.

No entanto, por estas razões uma API de baixo nível não é adequado para todos. APIs de alto nível como o Direct3D 11 existem por uma boa razão, afinal de contas; sua abstração não só esconde as peculiaridades do hardware subjacente, mas torna o desenvolvimento mais fácil e mais acessível também. Por estas razões, existe uma necessidade de oferecer APIs de baixo e alto nível. A grande vantagem do DirectX 11.3 é ser uma APIde alto nível mais com recursos de baixo nível.

Direct3D 12

O Direct3D 12, por sua vez, também vai estar fazendo uso de inúmeros recursos, permitindo que os desenvolvedores explore  os benefícios da natureza de uma API de baixo nível, sendo capaz de atingir várias gerações de hardware. É através deste mecanismo que Direct3D 12 será utilizável em GPUs mais antigas quanto as placas da família Fermi da NVIDIA ou tão da nova arquitetura Maxwell.

Novos Recursos dos DirectX 11.3 e 12.

Rasterizer Ordered Views

Primeiro e mais importante dos novos recursos é o Rasterizer Ordered Views (ROVs). O foco é dar para os desenvolvedores controle sobre a ordem em que os elementos são rasterizadas em uma cena, de modo que os elementos são desenhados na ordem correta. Esse recurso se aplica especificamente.Anteriormente, tal ordem não importava e todos os elementos eram carregados pela GPU simultaneamente, mas essa possibilidade de escolha terá várias aplicações. A principal delas é em efeitos de transparência ou fumaça, por exemplo, e produção de texturas mistas.

Typed UAV Load

A segunda característica que vem para Direct3D são os UAVs (Unordered Access Views), tipo especial de buffer que permite que múltiplas GPUs acessem o mesmo local simultaneamente sem gerar conflitos de memória. Com esse sistema de “identificação” de elementos, o carregamento será de qualidade, com operações de leitura e escrita organizadas. Isso deve resolver uma série de restrições existentes em versões anteriores do DirectX.

Volume Tiled Resources

O VTR é um sistema que permite a implementação de texturas imensas e complexas reduzindo e economizando o gasto de memória. VTRs são destinados principalmente para ser usado com pixels volumétricos (voxels), com a idéia de qualquer informação útil possam ser alocados, evitando ocupar memória em peças que nunca serão usados ​​ou acessados. 

Conservative rasterization

Por último, mas certamente não menos importante entre os novos recursos do Direct3D será Conservative rasterization. Esse modo de rasterização é essencialmente uma solução intensiva mais precisa. Em vez de se fazer um teste rápido e simples para verificar se o centro do pixel é delimitada pelas linhas de polígonos esse modo de rasterização abrenge o polígono completamente. Na rasterização normal, alguns pixels não conseguem detectar todos os polígonos porque não cobrem absolutamente toda a área em que eles estão (note os quadrados pintados em vermelho). Essa nova técnica evita problemas de colisão e melhora a classificação do espaço.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X