Gartner anuncia: Smartwatches alcançarão seu auge em 2016

Gartner anuncia: Smartwatches alcançarão seu auge em 2016

O mercado de SmartWatches mundial está pronto para decolar e poderá devorar 40%  do mercado de relógio de pulso em 2016, de acordo com laboratório de pesquisa Gartner, que também acredita que os smartwatches com sistemas Android podem chegar a um preço médio de US$ 30 em 2015.

Os analistas do Gartner dizem que nove dos dez principais fornecedores de smartphones entraram no mercado wearables, enquanto que há um ano apenas dois fornecedores estavam nessa briga. A diretora de pesquisa do Gartner, Angela McIntyre, afirmou que o lançamento do Apple Watch, além de esquentar o mercado, vai convencer ainda mais as pessoas de adquirirem um relógio desse tipo.

Apple Watch

“Tal como acontece com o iPhone, a estratégia de alto preço da Apple para o relógio irá limitar a sua quota de mercado; mas com a sua atenção ao design e interface do usuário, acreditamos que este produto vai atrair muitos usuários”, disse Angela.

O analista do Gartner, Annette Zimmermann, diz que os smartwatch da Sony e da Samsung foram os primeiros produtos que receberam a atenção da imprensa, mas com um menor entusiasmo por parte dos usuários, devido ao seu alto valor e má concepção do projeto.

“Em 2014, nós estamos vendo bons projetos em termos de design e experiência do usuário (UX), e portanto esperasse que os consumidaores mostrem mais interesse por estes produtos neste segundo semestre do ano”, disse Annette Zimmermann.

Ela continua dizendo disse que os últimos smartwatches lançados melhoraram muito o design comparado com smartwatches anteriores, bem como o fornecimento dos recursos para os usuários. Outro estudo feito pelo Gartner no ínicio do terceiro trimestre indica que em muitos casos as pessoas já pensam em adquirir um dispositivo wearable para a prática de esportes. No entanto, apesar crescente interesse do mercado, existem vários obstáculos que ainda precisam ser superados e que os fornecedores precisam considerar em seus produtos.

Em testes recentes, diferentes modelos de smartwatches e pulseiras, apresentaram uma redução da bateria do smartphone conectado ao wearable. Dependendo do produto e do telefone, a duração variou de 2 a 8 horas de tempo de utilização. Mas a tendência é que aos poucos essa integração entre dispositivos seja feita de uma forma melhor.

Os analistas do Gartner seguem dizendo que a expansão internacional dos smartwatches irão acelerar a partir de 2015 e, neste contexto esperamos que vários fornecedores chineses começem a produzir smartwatches com Android.

“Certamente, eles serão confrontados com as mesmas dificuldades relacionadas ao design como todos os fornecedores internacionais vem enfretando, mas também esperamos que aproveitem  a vantagem no mercado de smartphones e tablets, disse Annette Zimmermann

E você leitor, já cogita a possibilidade de adquirir um smartwatch, ou qualquer outro tipo de dispositivo wearable? Concorda com a tese que em 2015, a demanda desses produtos será maior? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X