Apple libera acesso ao iCloud Drive para usuários Windows primeiro

Apple libera acesso ao iCloud Drive para usuários Windows primeiro

Há alguns anos, a Apple lançou o seu serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, o iCloud. Seguindo as regras do ecossistema da Maçã, tal serviço era bem fechado e tinha algumas limitações que davam vantagens aos concorrentes, tais como o Dropbox. Ele só funcionava nos dispositivos da empresa e não permitia que os usuários navegassem por pastas, assim como ocorre nos concorrentes. Por essas e outras, a maioria usava sua conta iCloud apenas para fazer backup dos iDevices ou, às vezes, nem isso, preferindo usar somente algumas das várias alternativas disponíveis, como o já citado Dropbox, além do Google Drive e One Drive, da Microsoft.

Mas o ecossistema da Maçã ficou um “pouquinho” mais aberto com a chegada do iOS 8. Além de se render às telas de 4,7 e 5,5 polegadas presentes há anos no Android, a Apple também abriu brecha para a chegada de vários recursos comuns no sistema operacional do robozinho verde, tais como os teclados de terceiros. O iCloud também sofreu reformulações e ficou mais aberto. A primeira mudança foi no nome, que agora é iCloud Drive. Junto com essa mudança chegou a possibilidade de se poder navegar nos arquivos através das pastas e subpastas, assim como acontece nos serviços concorrentes. Além disso, ele não está disponível apenas para os dispositivos da Maçã: usuários Windows também poderão usar o iCloud Drive em seus PCs.

Da página da Apple, sobre o iCloud Drive (grifo nosso):

iCloud Drive
Todos os arquivos, em todos os seus dispositivos.
Agora você trabalha no documento e no dispositivo que quiser. Com o iCloud Drive, você armazena todas as suas apresentações, planilhas, PDFs, imagens e vários outros tipos de documentos no iCloud com toda segurança e acessa no iPhone, iPad, iPod touch, Mac ou PC. Você tem 5GB de armazenamento de graça no iCloud e outros planos de armazenamento disponíveis a partir de US$0,99 por mês.

Com a chegada do iOS 8 no último dia 17, os usuários finalmente puderam começar a usar o serviço através do endereço iCloud.com. O que ninguém esperava era que a Apple liberasse o iCloud Drive para usuários Windows antes que para os usuários do Mac OS X. Estes últimos só poderão desfrutar das novas funcionalidades do iCloud Drive quando o OS X Yosemite for lançado oficialmente, em algum momento de outubro. Agora, se você tem algum dispositivo Apple (iPhones, iPads ou iPods Touch) e usa Windows, já pode baixar o Painel de Controle do iCloud 3.1 para Windows. Ele já dá suporte ao iCloud Drive e, ao instalá-lo, dois novos ícones aparecerão no Windows Explorer: o iCloud Drive e o iCloud Photos. O primeiro permite que você jogue qualquer tipo de arquivo e acesse-o em seus dispositivos Apple ou no site iCloud.com. O segundo sincroniza as fotos que você tira no iPhone ou iPad com o seu computador automaticamente.

Portanto, uma ótima novidade para pessoas que transitam entre os dois ecossistemas, Windows e iOS.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X