AMD fabricará chips de até 10 nanômetros em breve

AMD fabricará chips de até 10 nanômetros em breve

Uma das melhores coisas que pode ocorrer para qualquer segmento de mercado se chama concorrência. Essa simples palavra é capaz de trazer melhores ofertas para os consumidores, tecnologias de fabricação inovadoras, rápidos avanços em inúmeras áreas do conhecimento e uma série de outros benefícios e vantagens que visam atrair o consumidor. Muito provavelmente seja devido à concorrência que tenhamos dado saltos tão largos no campo da tecnologia pessoal. No disputado mercado tecnológico, temos diversos exemplos de empresas concorrentes, mas hoje iremos nos focar um pouquinho apenas na disputa que rola entre as duas maiores fabricantes de chips gráficos do mundo, NVIDIA e AMD.

Visando o topo deste concorrido mercado, as duas empresas tentam ferrenhamente serem melhores que a outra em tudo, não apenas em número de vendas ou especificações técnicas. A AMD, por exemplo, tornou público mais recentemente uma parceria feita com a empresa Synopsys, uma companhia que auxilia grandes empresas a implementarem processos de produção mais avançados. Com esta parceria a AMD será capaz de produzir, num futuro próximo, chips gráficos na escala de 16, 14 e até 10 nm (nanômetros).

Atualmente, a companhia está trabalhando com processos de fabricação de no máximo 20 nm. Miniaturizar processadores não é uma tarefa simples. (Leia aqui como é todo o processo para se fabricar os chips). Mas essa parceria com a empresa Synopsys vai possibilitar à AMD lançar chips com arquiteturas menores mais rapidamente e a um custo mais baixo, visto que ela estará otimizando desde suas fábricas e suas técnicas de fabricação. Processadores fabricados com uma técnica de fabricação menor permite que se coloquem mais transistores em um menor espaço, permite também que se aumente a eficiência energética, os cálculos por segundo e também que o chip esquente menos. Porém, não devemos ver chips com 10 nm pelo menos nos próximos 2 anos.

Por falar nisso, o site WCCF Tech vazou o roadmap da própria AMD para até o ano de 2016, voltado ao mercado corporativo. Veja a imagem abaixo:

Nela, podemos ver que a empresa já tem tudo planejado para até o ano de 2015. Em 2016 eles ainda não têm muitos detalhes do que pretendem implementar na próxima geração. Podemos ver quais as próximas CPUs, APUs e processadores ARM, tais como as arquiteturas Hieron Falcon, Merlin, Peregrine e Lanner. Se você quiser mais detalhes sobre o funcionamento de cada uma, inclusive com imagens e gráficos, clique neste link para ler o artigo completo, em inglês.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X