Google cria relatório de qualidade dos vídeos que ajuda a classificar provedores

Google cria relatório de qualidade dos vídeos que ajuda a classificar provedores

Recentemente, o Youtube passou a exibir em alguns vídeos uma mensagem explicando aos usuários que a lentidão no carregamento de seus vídeos pode ser provocada pela prestadora de serviços de Internet.

O Google explica que criará um relatório classificando as prestadoras de serviços de Internet de acordo com a experiência de uso dos usuários com o Youtube. Os provedores seriam classificados em “HD Confirmado (mínimo 720p)”, “Baixa Definição (360p)”, “Baixa Definição (< 360p)”.

Há também uma página (ainda em inglês) explicando como os vídeos do Youtube são “entregues” ao usuário. O Google diz que há cópias localizadas dos vídeos do Youtube (caches), de forma que saturação de links internacionais não interfira na experiência do usuário. Essa explicação é utilizada como justificativa para “passar a culpa” para as operadoras: se o desempenho está baixo, os problemas estão na rede da operadora, não na nossa.

Há uma lista “O que o Youtube está fazendo?”, que explica com um pouco mais de detalhes o que o Youtube faz para melhorar a experiência dos usuários. Entre eles:

  • Bitrate variável;
  • Pontos de Presença espalhados pelo mundo, para interconexão com as operadoras;
  • Servidores Cache dentro da rede das operadoras;
  • Compressão (citando para isso seu formato de vídeos WebM).

Na página deles, mudando de guia, eles explicam o que os provedores tem que fazer para receber receber um “certificado Youtube HD”.

Esse cenário lembra o ocorrido recentemente entre Netflix e algumas operadores nos EUA. Na ocasião, o Netflix foi culpado pelas operadoras por exigir muito de suas redes. O Netflix, em política semelhante à do Google, possui uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) que tenta trazer os dados para mais perto dos usuários.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X