Tails, a distribuição Linux de máxima privacidade, chega à versão 1.0

Tails, a distribuição Linux de máxima privacidade, chega à versão 1.0

O Tails, sigla de “The Amnesic Incognito Live System” é uma distribuição Linux que vem ganhado destaque nos últimos tempos, devido a seu objetivo de não deixar traços na Web, ou seja, possuir fortes características de privacidade e pré-configurado para navegar na web anônimo; sua popularidade aumentou depois dos rumores que Edward Snowden, o analista “ex-funcionário da CIA e ex-contratado da NSA que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana”, utiliza o sistema para conseguir conectar à Internet e tem gerado alguns cabelos brancos na NSA.

Enfim, depois de aproximadamente cinco anos de desenvolvimento, o Tails chegou à sua versão 1.0, que traz como principal novidade as várias correções de segurança. O anúncio oficial diz que:

“ O Tails (…) versão 1.0, está lançado. A versão 1.0 é geralmente um marco importante que denota a maturidade de um projeto de software livre. A primeira versão pública do que se tornaria o Tails foi lançada em 23 de junho de 2009, quando [a distro]era chamada de Amnesia. Isso foi há quase 5 anos. O Tails 1.0 marca o 36º lançamento estável desde então.”

Os desenvolvedores afirmam ainda que desde o primeiro lançamento tem trabalhado “em vários recursos que consideramos essencial tanto em termos de segurança quando usabilidade: instalador USB, atualizações automáticas, volume persistente, suporte a bridges Tor e outras configurações especiais do Tor, além de spoofing de endereços MAC e expansão e tradução da documentação sobre o sistema”.

O Tails pode ser baixado em:
https://tails.boum.org/download/index.pt.html

As novidades podem ser conferidas em:
https://tails.boum.org/news/version_1.0/index.en.html

Site oficial:
https://tails.boum.org/index.pt.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X