Sol: projeto de notebook carregável com energia solar

Sol: projeto de notebook carregável com energia solar

Planos de internet em áreas remotas, rurais ou cidades pobres são bem raros. Mas há um outro fator que complica o uso dos computadores em locais mais pobres ou afastados ainda: a energia elétrica. Muitas pessoas não têm condições de manter esse serviço, algo tão essencial para quem está acostumado com a vida nas cidades. Em alguns casos a limitação não fica por conta de recursos pessoais, mas do lugar mesmo: montanhas, desertos, grandes áreas verdes… Sem rede de distribuição, sem tomada, sem eletricidade. Uma coisa que salva a pele nesses momentos é o sol, mas o uso desta fonte de energia é bem raro ainda nos gadgets.

A canadense WeWi Telecommunications está lançando um notebook com Ubuntu que pode ser carregado e operado totalmente com energia solar. Com os painéis abertos ele é bizarro, mas funcional:

As especificações ainda não são conhecidas, sabe-se que rodará o Ubuntu. A promessa da WeWi é que a bateria poderá ser carregada em até duas horas de exposição à luz solar, e essa carga permitirá usar o notebook por até 10 horas nas condições ideais.

O Sol – nome do laptop – deverá ser lançado inicialmente em Gana, na África, por conta da dificuldade encontrada com as redes de distribuição de energia por lá. Ele é basicamente um notebook que não precisa de carregador de tomada, basta ter um pouco de sol.

O preço é estimado em US$ 300. Além de países pobres, onde ele poderia ser viabilizado com incentivos educacionais dos governos, este notebook certamente será vantajoso para quem trabalha em grandes áreas abertas como desertos ou florestas, serviços militares, etc.

A página do produto traz algumas fotos e mais alguns detalhes (não tantos como gostaríamos de ver):

http://solaptop.com/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X