Lumia 1020: agora sim um Windows Phone com PureView de 41 MP

Lumia 1020: agora sim um Windows Phone com PureView de 41 MP

Em 2012 a Nokia anunciou o PureView 808, um smartphone com câmera de 41 MP. Apesar de capaz de tirar fotos nessa altíssima resolução (na verdade caindo para 38 MP, ainda assim muita coisa), o maior objetivo do projeto era criar imagens menores, porém de altíssima qualidade. Usando vários pixels para representar apenas um, “compactando” as dimensões da imagem, as fotos ficam bem mais nítidas. Uma das vantagens se observa ao gravar vídeos full HD, já que o zoom se dá de forma bem diferente: muda-se o tamanho da área capturada pelo sensor em vez de deslizar lentes (zoom óptico) ou simplesmente ampliar a imagem, o que reduziria a qualidade (zoom digital tradicional).

Apesar de promissor ele vinha com um sistema dado como abandonado (Symbian). A tecnologia com a marca PureView chegou no Lumia 920, mas o maior atrativo ficou de fora: o sensor gigante e os 41 MP.

Agora finalmente foi anunciado o Lumia 1020, um Windows Phone com PureView e câmera de 41 MP.

O funcionamento é bem parecido com o do 808. Ele tem especificações próximas às do Lumia 920 e 925, com um processador dual core de 1,5 GHz, tela de 4,5″ com resolução de 1280×768, 32 GB de espaço interno e 2 GB de RAM – este o maior salto no hardware, além da câmera. O aparelho faz vídeos 1080p com zoom de 4x e 720p com zoom de até 6x.

Há um sistema de estabilização de imagens similar ao do Lumia 920, lente Carl Zeiss (F/2.2) e flash de xênon. Há 6 lentes, uma marca impressionante para um celular. O software da câmera vem com controles que lembram os das câmeras tradicionais.

Nos EUA o Lumia 1020 será lançado no dia 26 de julho por US$ 299 (com contrato pela AT&T). A Nokia diz que ele será lançado por aqui ainda neste ano, mas sem definir a data. Um press release da Telefonica/Vivo divulgado no WP Central indica parceria da Nokia com a Telefonica, empresa que já demonstrou interesse em difundir o uso do Windows Phone para variar um pouco mais o mercado dominado pelo Android e iOS. Não se sabe se o Brasil está incluso nessa. Pode ser, já que a Telefonica opera por aqui como Vivo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X