Download do Windows 8.1 Preview

Download do Windows 8.1 Preview

Como esperado, a Microsoft lançou hoje o preview público do Windows 8.1, uma atualização gratuita para o Windows 8 e Windows 8 Pro.

As várias novidades do sistema foram divulgadas ao longo dos últimos meses. Basicamente o Windows 8.1 está mais completo, passa uma imagem mais trabalhada. Recursos irritantes para muitos no Windows 8 foram consertados, incluindo a possibilidade de iniciar no desktop por padrão e a volta do botão Iniciar.

A tela inicial ficou mais personalizável, permitindo o uso de blocos pequenos ou gigantes – eles podem exibir mais informações, como atualizações de redes sociais, e-mail, fotos, clima, etc. Uma coisa bem interessante é que dá para usar o plano de fundo da área de trabalho como imagem de fundo na tela inicial, tornando a transição para o mundo “moderno” estilo tablet/Windows Phone menos traumática do que parece.

Os tablets com Windows 8.1 poderão rodar até quatro apps lado a lado em vez de dois, diferente da versão inicial. Isso vale para os PCs também, mas por enquanto é difícil imaginar a popularização dos apps de tablets em tela cheia nos PCs, dado o incômodo de acessar os elementos grandes com um teclado e mouse, sem contar o desperdício de espaço na tela. De qualquer forma a opção está lá.

Há vários outros refinamentos na interface, confira neste artigo publicado há algumas semanas.

Para fazer o download usando seu Windows 8 atual, acesse:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/download-preview

Clique em Baixar a atualização e prossiga. Depois de reiniciar o computador um alerta deverá surgir na tela Iniciar (ou ao abrir o app da loja):

A instalação é feita pela Windows Store. Por ser um preview, não é recomendável fazer isso em ambientes de produção. A disponibilização de imagens ISO do sistema (que poderão ser usadas em máquinas virtuais) será feita amanhã (os links deverão estar na mesma página de download indicada acima). Os arquivos serão fornecidos em vários idiomas, incluindo português do Brasil.

Com o Windows 8.1 a Microsoft corrige vários pontos que receberam duras críticas no Windows 8. A atualização melhora a experiência de uso, traz opções que foram removidas (como o botão Iniciar, muito embora o menu tradicional tenha sido extinto mesmo) e fornece mais opções de personalização de cores e imagens. Se o visual ou as primeiras impressões do Windows 8 foram assustadores para você, valerá dar uma nova chance ao sistema. Há muitos aprimoramentos internos com relação ao Windows 7: maior segurança, inicialização mais rápida na maioria dos casos, antivírus integrado, um navegador decente, etc. Como costumo dizer, para um uso similar ao do Windows 7 você passará tanto tempo na tela Iniciar quanto passava no menu Iniciar: muito pouco, só para abrir apps. Ainda assim essa parte pode ser pulada, já que os ícones fixos na barra de tarefas ou desktop ainda estão lá.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X