Algumas novidades do iOS 7

Algumas novidades do iOS 7

Além do OS X Mavericks e de atualizações em alguns produtos, a Apple anunciou oficialmente o iOS 7. Esta é uma das versões que mais traz mudanças visuais no sistema da maçã, visto por muitos como parado no tempo desde que foi lançado, em termos de interface.

Há grandes aprimoramentos no design, que usa cores em tons mais claros e imagens mais leves, porém sem abandonar os gradientes, diferente do estilo plano que muitos esperavam. O branco predomina. O estilo geral ficou mais “clean”. Há muitas imagens nesta página.

Em termos de recursos o iOS corre um pouco atrás do tempo perdido. Os destaques ficam por conta do Control Center, Notificações, multitarefa, câmera e fotos, além de outras áreas com melhorias mais leves.

O Control Center facilita a configuração do modo avião, ativação ou desativação de Wi-Fi, configuração do brilho, controle da música em execução, etc.

A central de notificações foi reformulada, facilitando a visualização das notificações em três seções: hoje, tudo e perdidas. Esta última lista as notificações que não receberam atenção nas últimas 24h.

A multitarefa foi melhorada e funciona mais próxima do esperado, com atualizações em alguns aplicativos mesmo quando eles deveriam estar suspensos, rodando em segundo plano. O sistema é dinâmico, sendo ajustado automaticamente para os aplicativos mais utilizados. Em teoria isso não deve afetar tanto a duração da bateria: os apps já abertos não ficarão rodando códigos o tempo todo enquanto estiverem em segundo plano. Em redes congestionadas ou lentas a atualização dos apps ficará suspensa, priorizando o aplicativo em primeiro plano.

O app de câmera recebeu melhorias na escolha dos formatos, fornecendo um modelo quadrado agora para a foto, além de trazer filtros para as imagens (algo que lembra aplicativos e serviços populares, mas agora nativo no iOS).

Entre outras coisas foi anunciado o iTunes Radio, serviço de streaming de músicas inicialmente apenas para os EUA. Há aprimoramentos em várias outras áreas do iOS (veja aqui, com imagens), e alguns recursos ficam a par com o OS X Mavericks, como o iCloud Keychain para sincronizar senhas e dados de cartões online.

Assim como no caso do OS X, foi liberado um preview para os desenvolvedores cadastrados. A versão pública será lançada em alguns meses. O iOS 7 deixará vários dispositivos mais antigos de lado: ele será disponibilizado para iPhone 4 ou superior, iPad 2 ou superior, iPad mini e iPod touch de 5ª geração.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X