Wikipedia adota MariaDB em substituição ao MySQL

Um grande site migrou nesta semana uma boa parte dos seus projetos para o banco de dados MariaDB: nada mais, nada menos do que a Wikipedia.

O MariaDB é um substituto para o MySQL, completamente open source e que conta com o apoio de inúmeros desenvolvedores antigos do MySQL.

Muita gente não está satisfeita com a situação atual do MySQL, que tem sua versão comunitária e uma comercial, com mais recursos. No MariaDB essa distinção não existe.

A Wikipedia usava uma versão derivada do MySQL personalizada pelo Facebook. Agora migraram as bases de dados das edições em inglês e alemão da Wikipedia para o MariaDB, além da Wikidata.

Alguns bugs encontrados no MariaDB durante a fase de migração foram solucionados com o apoio dos seus desenvolvedores. O tempo de resposta médio caiu de 15,4 ms para 12,7 ms. A grande maioria das consultas ficaram entre 4 e 15% mais rápidas do que com a edição do MySQL personalizado que estavam usando, enquanto que umas poucas ficaram cerca de 5% mais lentas. De forma geral valeu a pena. Estima-se que apenas a versão em inglês da Wikipedia gera cerca de 50 mil requisições ao banco de dados por segundo.

No anúncio feito nesta semana são comentados detalhes do processo de migração, além de resultados dos benchmarks, que podem ser vistos neste PDF.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X