Lançados Calligra 2.6 e LibreOffice 4.0

Lançados Calligra 2.6 e LibreOffice 4.0

Calligra 2.6

Foi lançada nesta semana a versão 2.6 do Calligra, suíte de aplicativos do KDE. Além da edição desktop há uma versão mobile, Calligra Active, baseada em QML.

A maior novidade desta versão é a inclusão do Author, um editor de textos para ebooks.

Calligra Author

Modo para evitar distrações no Author, reduzindo a quantidade de elementos da interface

De imediato ele não é tão diferente do Words, mas há uma tendência em obter maior diferenciação com o tempo. Ele exporta os arquivos para o formato EPUB2, tradicional no ramo de ebooks. Na versão 2.6.1 será adicionada a opção de exportação para arquivos MOBI.

Fora o novo Author os outros aplicativos também foram atualizados. São atualizações leves mas importantes, especialmente considerando o conjunto todo. O link do anúncio traz os detalhes com alguns screenshots.

LibreOffice 4.0

O LibreOffice 4.0 também foi lançado nesta semana. Essa versão é a primeira a trazer os objetivos da comunidade em torno do projeto durante sua criação, projeto esse que nasceu como um fork do OpenOffice nas fases ruins dele (transferência da Sun para a Oracle). Entre os objetivos alcançados estão um código mais limpo, maior estabilidade nos recrusos e melhor interoperabilidade, permitindo que os aplicativos do pacote abram e leiam corretamente mais arquivos da “concorrência”.

Além do anúncio, a página de recursos detalha cada novidade principal com vários screenshots.

Temas no LibreOffice

Temas no LibreOffice. Vá em Ferramentas > Opções > Personalização e selecione Persona

O LibreOffice suporta agora integração com alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo online, importação de arquivos do VISIO e Publisher, e suporte a temas do Firefox Personas.

Há um app para Andoid para controlar as apresentações remotamente, mas por enquanto apenas para as compilações para Linux do LibreOffice. O suporte a Windows e OS X nele deverá chegar em breve.

Controle remoto de apresentações do LibreOffice no Android

Download

Ambos os projetos são open source, e concorrem dentro de certos níveis. O foco inicial do Calligra está em desktops Linux, enquanto que o LibreOffice já é bem consolidado nas três principais plataformas (Windows/Mac/Linux). Ambos são open source, e ainda há o OpenOffice, que quase morreu mas está sendo continuado nas mãos da Apache Foundation.

Seguem os sites oficiais dos três:

A concorrência entre projetos open source têm seus lados positivos e negativos, e como são projetos livres, nenhum grupo tem como ditar o que deve ou não ser feito. De qualquer forma são três pacotes de programas bem interessantes, em alguns casos complementares. Vale experimentá-los com calma e ver qual você prefere, ou pelo menos, qual atende melhor as suas necessidades.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X