Windows Phone 8: tela curiosa pode pedir para inserir disco do Windows

Windows Phone  8: tela curiosa pode pedir para inserir disco do Windows

Há um bom tempo surgiram boatos de que o Windows Phone 8 seria baseado na mesma estrutura do Windows 8, aproveitando o kernel e as ferramentas de baixo nível do Windows conhecido dos desktops, porém num port para ARM. No anúncio do sistema a informação foi confirmada.

Como resultado, quem roda o Windows Phone 8 está rodando uma versão tecnicamente igual à do Windows nos desktops, porém com outra interface (no lugar do Explorer) e instruções para outra arquitetura (ARM). Num breve comparativo, não é tão diferente do mundo Linux: as ferramentas de baixo nível são as mesmas, mas a interface, APIs e tudo mais são diferenciadas radicalmente entre os sistemas (como ao pegar um Android e um Ubuntu ou Fedora, por exemplo). O sistema ficou bem mais robusto, suportando uma grande diversidade de drivers, incluindo suporte avançado a USB e maiores resoluções de tela. Isso era uma das maiores limitações do Windows Phone 7.x.

Uma coisa curiosa é que, sendo um port do kernel do Windows NT e suas ferramentas fundamentais, todo o código básico é compartilhado entre as várias versões do Windows atualmente. Do Windows 8 e Server 2012 ao RT e Phone 8. E esse código inclui as mensagens de erros graves, como… O pedido para inserir o disco do Windows (!) no smartphone:

Mensagem de erro no Windows Phone 8

A imagem gera suspeitas, mas apurando melhor o pessoal do The Next Web concluiu que ela era verdadeira. Há outros relatos de erros parecidos na internet.

Mensagem de erro no Windows Phone 8

O Windows em sua versão atual é identificado como Windows NT 6.2. As edições comuns para deskops e servidores, além do RT (ARM), levam o número de compilação 9200. O Windows Phone 8 é o build 9900. A base de todos é a mesma, e de certa forma eles são atualizados em conjunto (o que pode ser percebido mais facilmente com as edições cliente e servidor).

Esse erro que pede para inserir o disco de reparação no telefone normalmente nunca será visto: ele apareceu ao realizar algumas ações não suportadas oficialmente, corrompendo o sistema (como num reflash mal sucedido). É curioso, mas não deve ser motivo de preocupação.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X