Empresa italiana lança tablet com Android e Ubuntu

Empresa italiana lança tablet com Android e Ubuntu

A Canonical vive dizendo que vai expandir o uso do Ubuntu em toda sorte de dispositivos atuais, mas na prática ainda é raro ver algo que venha de fábrica com Ubuntu sem ser um computador ou notebook. A situação parece que começa a mudar, ainda que devagar. A italiana DaVinci Mobile Technology está lançando um tablet que oferece dual boot entre Ubuntu 12.04 e Android 4.0.

Tablet com Android e Ubuntu

O modelo Kite Full-HD tem tela de 10,1 polegadas e alta resolução num painel IPS (1920×1200). O hardware é bem robusto: ele usa o processador quad-core Samsung Exynos 4412 de 1,4 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de espaço interno. As câmeras decepcionam com seus 2 MP na principal (e a frontal VGA), mas de qualquer forma esse não é um item tão forte num tablet.

O aparelho está em pré-venda, ainda não há detalhes de como é o processo de troca do sistema. Será interessante ver algum review quando ele for lançado. Pelo que foi divulgado nos sites locais não dá para ter ideia de como o Ubuntu roda nele: se é um sistema independente que precisa ser inicializado à parte, ou se roda compartilhando o kernel com o Android (como a Canonical já demonstrou em smartphones anteriormente).

Por lá a pré-venda dele consta com o valor de €309, cerca de US$ 413.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X