Multitarefa com janelas em tablets Android: realidade da Samsung

Multitarefa com janelas em tablets Android: realidade da Samsung

Alternar entre apps em tablets é uma tarefa um tanto quanto chata para os heavy users de PCs. Sistemas limitados, pouco espaço na tela, faltam opções práticas realmente concretas. Por mais que os tablets tenham processadores potentes e possam rodar vários apps ao mesmo tempo, até agora fica faltando um método prático para rodar dois apps simultaneamente na tela. E pior: a troca de apps não é tão rápida como deveria ser na maioria dos dispositivos. Sem falar em navegadores que recarregam as páginas ao retornar da “inatividade”, podendo fazer você perder textos em campos de formulários depois de ter ido em outra tela para copiar alguma coisa… Definitivamente as primeiras experiências em tablets para os heavy users de PCs podem ser frustrantes.

O iOS tradicionalmente roda apenas apps em tela cheia, com poucas exceções (a barra multitarefa com o controle de mídia, por exemplo). Android também. O Windows 8 ou RT chega mais próximo da multitarefa esperada, mas ainda longe do “ideal” para quem vem dos PCs: ele permite rodar um app espremido na menor parte da tela e outro na maior, mas não há divisão meio a meio.

Janelas lado a lado no Windows

Janelas lado a lado no Windows8/RT

O Google não parece muito disposto a mudar o sistema do Android para permitir apps lado a lado. Só que diversos componentes do Android são open source, e dentro de certos limites os fabricantes podem personalizá-los. É o que a Samsung faz com sua interface TouchWiz.

Com a versão 4.1.2 do Android liberada recentemente para o Galaxy Note 10.1, a interface finalmente ganhou capacidade multitarefa do nível dos PCs:

Apps lado a lado no Android modificado pela Samsung

Ou quase lá, já que há limitações. O sistema dela pode rodar até 16 apps de uma vez nesse modo. As janelas podem ficar em cascata ou lado a lado, porém poucos apps são suportados.

Janelas em cascata

Confira um vídeo feito pelo Device Guru:

O recurso também funciona no Galaxy Note 2 e Galaxy S3, apesar da menor utilidade, dado o tamanho da tela:

Muitos adorariam ver o Google implementando esta funcionalidade nativamente no Android. Pode não ser tão útil em smartphones, mas em tablets de 10″ ou mais parece algo bem prático.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X