Opera Ice: versão do Opera com WebKit para iOS e Android chega em fevereiro

Opera Ice: versão do Opera com WebKit para iOS e Android chega em fevereiro

O pessoal do Pocket-Lint presenciou uma apresentação do Opera Ice, novo navegador mobile da Opera Software que deve ser lançado em fevereiro.

A empresa está desenvolvendo um navegador com o motor WebKit, famoso pelo uso no Chrome e Safari. Parece ser a primeira vez que deixarão o motor próprio Presto de lado. Muitas coisas que apresentam problemas nas várias versões mobile do Opera deverão funcionar neste, ficando a par com os navegadores Chrome e Safari na maioria dos recursos.

Aparentemente a mudança se dá para aproveitar uma mesma base de código em todas as plataformas, mais especificamente iOS e Android (para Windows Phone nada ainda: irão esperar uma eventual popularização do sistema). A Apple é bem exigente. Não gosta de ver navegadores que não sejam baseados no WebKit rodando nos seus gadgets. Com o Opera Ice uma versão potente do Opera finalmente chegará ao iOS, que por enquanto tem apenas o Opera Mini, bem mais limitado.

Em vez de adaptar um navegador desktop para uma tela de toque, o Opera Ice foi projetado desde o zero para interação com toques: ele evita usar barras e botões fixos, abusando dos gestos. As tradicionais abas foram substituídas por ícones na tela inicial.

Opera Ice

Lembra mais um lançador de apps do que um navegador, onde cada ícone abre um site fixado ali (ou webapp, como alguns costumam chamar).

Um Opera usando outro motor não será o mesmo “Opera” conhecido, mas para os usuários finais isso não importa muito.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X