Betas do Half-Life e Counter-Strike estão disponíveis para Linux e OS X no Steam

Betas do Half-Life e Counter-Strike estão disponíveis para Linux e OS X no Steam

Se você tem Half-Life ou Counter-Strike no Steam, provavelmente já pode jogá-los nativamente no Linux e Mac: é o que já relatam diversos usuários. O anúncio oficial foi postado no final de semana no grupo Linux Beta Access, na página do Steam.

Steam

Counter-Strike e Half-Life em beta no Linux. Imagem via Web UPD8

Dois grandes sucessos da Valve nos anos 2000, ainda há quem seja viciado nestes títulos. Especialmente no Counter-Strike, um dos FPS multiplayer mais bem avaliados para sua época. O Counter-Strike começou como um mod do HL, depois foi assumido pela Valve, diante do tremendo sucesso.

Por enquanto eles ainda são listados como ‘beta’ e não aparecem na seção de Linux nem Mac da loja do Steam, mas quem já possui os jogos na conta pode instalá-los ao entrar no app cliente numa dessas duas plataformas. Eles podem ser comprados pela seção de Windows mesmo. Assim que lançados deverão levar o selo “Steam Play”, em que a mesma compra vale para rodar o jogo em todas as plataformas suportadas (Windows/Mac/Linux, no caso).

O beta público do Steam para Linux foi lançado em dezembro de 2012. Para Mac o Steam foi lançado em maio de 2010. De lá para cá vários títulos foram portados para a plataforma, especialmente aqueles que utilizam OpenGL. É o caso do Linux também, graças ao OpenGL: compartilhar código dos jogos entre as três principais plataformas para desktops não é tão complicado. Só depende dos desenvolvedores, visto que muitos títulos ainda usam motores bem restritos, quase sempre dependentes exclusivamente do Windows. Aos poucos isso parece que começa a mudar.

Uma curiosidade é que, durante o trabalho no port, a Valve conseguiu rodar o L4D2 no Linux com melhor desempenho do que a versão nativa que existia para Windows até então. A empresa está apostando com força no pinguim, os próximos meses devem ser interessantes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X