Chrome beta suporta a API Web Speech, de reconhecimento de voz

O Chrome Beta para desktops ganhou nesta semana um novo recurso: reconhecimento de voz por meio da API Web Speech. Em algumas semanas ela deve chegar à versão estável.

Com a novidade é possível ditar em campos de textos no Chrome nos sites preparados para tal, assim como nos campos de texto do Android. O reconhecimento de voz não é perfeito, claro, e aparenta funcionar melhor em inglês. Mas não deixa de ser uma opção útil em algumas situações.

Qualquer um com o Chrome na versão 25 ou superior pode testar nesta página:

https://www.google.com/intl/en/chrome/demos/speech.html

Com as APIs do Web Speech os desenvolvedores podem implementar o recurso nos seus sites. O maior problema (que nem será um problema na maior parte dos casos) é que a implementação do Chrome não é offline. Os dados de voz são transferidos para servidores do Google, identificados por lá e o texto detectado é retornado ao campo do navegador.

Se por um lado isso é ruim, por outro é muito bom: a atualização não depende dos usuários, e ainda fica a par com o mesmo sistema usado pelos outros produtos da empresa, como o Google Now e o reconhecimento de voz no Android.

Essa versão do Chrome também passa a desativar por padrão as extensões instaladas por terceiros fora do navegador, evitando o roubo de informações e redução de desempenho. É algo que o Firefox já faz há um tempo. Um popup na tela perguntará se o usuário realmente quer a extensão ou não. Diversos instaladores de programas shareware, adware e cia se aproveitam da brecha e lotam os navegadores de complementos, muitas vezes espiões ou inúteis. No Chrome isso será um problema a menos.

Para baixar o Chrome Beta, clique aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X