Lançado Samba 4, com suporte ao Active Directory

Foi lançado o Samba 4.0, o primeiro release estável desta série. Ele traz grandes aprimoramentos, que provavelmente farão valer a pena o upgrade.

O maior destaque fica por conta do suporte ao Active Directory, serviços de logon em rede usado pelo Windows 2000 ou superior. O controlador de domínio implementa um servidor LDAP e Kerberos Key Distribution Center (KDC), além de um sistema de logon parecido com o do Samba 3 por meio do CIFS.

Para rodar os serviços do Active Directory e controlador de domínio basta rodar o ‘samba’. A ferramenta de administração dos serviços do Active Directory é a ‘samba-tool’.

Para facilitar as coisas, há um guia no wiki do projeto.

Há melhorias diversas no servidor de arquivos e no sistema de DNS, este que é uma parte integral do Active Directory. Entre outras coisas temos integração com NTP para fornecer horário atualizado aos clientes Windows e uma interface de scripts em Python.

Confira o anúncio oficial, com mais detalhes. Instruções de download, compilação e instalação estão no http://www.samba.org, site oficial do projeto.

Apesar de estar desatualizado, o guia de configuração do Samba aqui no site pode ajudar a dar os primeiros passos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X