Plan 9 é portado para o Raspberry Pi

Plan 9 é portado para o Raspberry Pi

O pequeno Raspberry Pi ganhou recentemente o port de um outro sistema operacional alternativo, pouco conhecido: Plan 9. Para os entusiastas do ramo que gostam de experimentar novas coisas no Pi, rodar estes sistemas exóticos pode ser uma experiência e tanto.

Plan9

O Plan 9 é um sistema inspirado no Unix, seguindo várias das suas filosofias. Uma de suas características é tratar tudo como um arquivo, incluindo objetos de rede sem diferenciação se são locais ou remotos.

Usuários com experiência em Linux ou sistemas parecidos com Unix não se sentirão muito desamparados, mas não espere nada tão moderno nem compatível com softwares atuais: a imagem do Plan 9 para o Raspberry Pi é baseada na quarta edição do Plan 9, de 2002.

O sistema é desenvolvido ainda hoje em dia, sendo mantido praticamente por entusiastas. Ele é da Bell Labs, hoje uma subsidiária da Alcatel-Lucent.

Seguem os links para download e instalação no Pi, além da página de ajuda para os leigos no sistema. Este guia em PDF traz orientações mais práticas também.

Certamente o Plan 9 não tem como ser comparado ao Windows, OS X ou Linux de hoje em dia, mas não deixa de ter seus méritos dentro do nicho em que é desenvolvido. O port dele para o Raspberry Pi torna o pequeno computador ARM de $35 uma opção ainda mais versátil, dada a grande comunidade de fãs.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X