Facebook testa cobrança para envio de mensagens a desconhecidos

Facebook testa cobrança para envio de mensagens a desconhecidos

As mudanças no Facebook podem ser responsáveis por alterar para sempre a forma como os usuários lidam com as redes sociais. Quer garantias? Pague por isso.

Tradicionalmente gratuitas para os usuários, as redes sociais oferecem uma forma de comunicação eficiente para seus públicos mais ativos. Não é raro ver quem tenha deixado o e-mail ou SMS de lado para usar o Facebook Messenger, por exemplo. Pelo menos nos usos com amigos ou contatos que são ativos nas redes.

O Facebook é um site comercial, com um interesse em dinheiro muito além dos anúncios. Nele os próprios usuários podem promover publicações, que aparecem destacadas e ficam mais visíveis para os amigos no feed de notícias. Pagando por isso, é claro. Donos de marcas, sites ou qualquer negócio com uma página na rede social também precisam pagar para atingir um público maior. Até que ponto isto pode chegar? Será que uma hora o Facebook também vai cobrar por mensagens entre pessoas?

Justamente: isso está começando a ser desenvolvido. Por enquanto é só um teste. 

A rede está testando (nos EUA) um modelo onde os usuários podem pagar para ter certeza que a pessoa irá ler a mensagem. Muita gente já perdeu mensagens importantes a tempo porque elas ficam arquivadas em “Outros”, de forma não muito chamativa. Normalmente as mensagens privadas vão para esta seção quando são enviadas para alguém fora do círculo social na mesma rede. Especialmente que não é seu amigo nem tem amigos em comum.

A ideia em si não é tão ruim. O acesso e o uso da rede social de qualquer forma é um serviço; não é um direito. Cobrar por recursos “premium” não é exclusividade desse modelo de rede social. Há anos sites de publicações diversas cobram para oferecer maiores mordomias, como fotologs.

Muitos vão criticar, outros talvez elogiar. Se o envio de e-mails fosse cobrado por mensagem, a quantidade de SPAM provavelmente seria bem menor, por exemplo. Idem com as mensagens no Facebook.

O teste do Facebook

No teste atual não é necessário pagar para enviar mensagens para desconhecidos. Elas são enviadas, porém provavelmente cairão na pasta “Outros”. Na prática, as chances de que a pessoa irá ler (a tempo) são menores. Optando por pagar a mensagem vai para a caixa de entrada principal, que enfim chama as notificações e aparece junto com as mensagens dos amigos. Para evitar abusos, no teste de mensagens pagas cada receptor receberá apenas uma por semana na caixa principal (quem tentar enviar depois provavelmente será avisado). Pelo menos isso.

Considerando o que se vê por aí (desconheço dados estatísticos sobre isso), pouca gente fica acessando esta seção das mensagens. Se você nunca olhou, vale a pena dar uma conferida, pois pode ter alguma mensagem de conhecido por lá.

O teste que está rodando vale apenas para uma pequena parcela dos usuários nos Estados Unidos. Ele vem junto com uma outra mudança, esta válida para todos, referente aos recursos de privacidade. Basicamente melhoraram os filtros das mensagens, agora com opções de filtros básico e restrito. No modo básico o usuário recebe mensagens da maioria das pessoas que conhece, provavelmente conhece ou podem ser interessantes dados os contatos em comum (há um algoritmo deles para estimar isso). No modo restrito a caixa principal exibe essencialmente mensagens de amigos.

Novos filtros no Facebook

Agora também melhoraram o recebimento de todas as mensagens: será mais garantido o recebimento de e-mails enviados para seu endereço @facebook.com e mensagens enviadas pelo Facebook via celular, além das mensagens em grupo. Antes desta mudança algumas mensagens ficavam perdidas, especialmente para quem utiliza várias plataformas e dispositivos.

Confira o anúncio e mais detalhes do teste na página oficial:

http://newsroom.fb.com/News/558/Update-to-Messaging-and-a-Test

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