Twitter começa a liberar download de todos os tweets do seu perfil

Twitter começa a liberar download de todos os tweets do seu perfil

Usuários do Twitter poderão em breve baixar todos os tweets próprios. Assim vai ficar mais fácil relembrar tudo o que foi postado caso um dia o serviço feche ou você simplesmente decida encerrar a conta.

Considerando que a interface de nevagação do Twitter dificulta a localização dos tweets antigos (usando a rolagem “infinita”), esta será uma boa opção para os usuários mais ativos na rede.

download-tweets

Por enquanto poucos usuários conseguem acessar esta opção, que fica no final da tela de configurações.

Download dos tweets

Ao clicar em Request your archive o Twitter irá gerar um arquivo contendo todos os tweets, algo que pode demorar vários minutos. Ao final do processo o usuário recebe um email informando que o download está pronto.

A promessa de fornecer o download de todos os tweets foi feita pelo CEO da empresa no mês passado, Dick Costolo.

O arquivo do Twitter também oferece dados em JSON e CSV, facilitando imensamente a vida de quem pretende usá-los com algum programa ou outro serviço depois.

Outros serviços na web também permitem baixar seus dados

O download de todas as informações publicadas por você não é exclusividade do Twitter. O Facebook também permite baixar quase todos os seus posts lá, incluindo as fotos e vídeos carregados para o perfil. O processo para download de todas as fotos e posts do Facebook pode ser inciado pela tela de configurações da conta.

Nos serviços do Google muita coisa pode ser baixada via Google Takeout. Entre os serviços suportados atualmente estão +1s clicados nos sites por aí, contatos, dados do finado Buzz, círculos do Google+, Stream do Google+, fotos e álbuns do Picasa, além de mais alguns outros.

Essas medidas entregam a parte prática do direito da propriedade sobre o conteúdo de volta ao usuário. Ao longo dos anos é comum enviar muito conteúdo para as redes sociais e nem se lembrar mais deles. Obter depois foto por foto, post por post, pode ser uma tarefa impraticável.

Ainda mais hoje em dia, onde quase todos os sites usam rolagem infinita no lugar da clássica paginação dos anos 90. Ficar rolando a tela para ver mais posts é terrível: geralmente vai dar algum problema antes e você ficará impedido de continuar do ponto em que estava, tendo que recomeçar todo o processo (rolando ou clicando para ver mais…).

Uma das maiores utilidades deste recurso é obter novamente fotos que você já apagou ou perdeu no computador, algo imprescindível para os casos do Facebook e Picasa.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X