WordPress passa a aceitar também Bitcoin

WordPress passa a aceitar também Bitcoin

Um sistema de pagamento bastante polêmico e questionável (por muitos estatistas) ganhou um grande apoio agora: o WordPress.com está aceitando dinheiro via Bitcoin.

A controversa “moeda” sem um controle estatal central por trás passa a ser aceita pelo WordPress usando um serviço de terceiros, o BitPay. Ele processa as transações e converte os valores para dólares, entregando o dinheiro ao WordPress diretamente em verdinhas.

No anúncio do WordPress é explicado o motivo: as formas atuais de pagamentos internacionais não atendem a todo mundo.

Wordpress passa a aceitar BitCoin

Se forem aceitar apenas Paypal, pessoas em cerca de 60 países ficariam impedidas de pagar. As operadoras de cartões de crédito também restringem o pagamento vindo de diversos países, especialmente os que sofrem sanções dos EUA. Alguns são bloqueados por motivos políticos, outros por altos índices de fraudes.

Independente do motivo, o fato é que muita gente nestes países fica sem poder acessar os recursos pagos do WordPress.com (e de vários outros sites, claro). Usando Bitcoin o problema acaba. Uma vez que as pessoas consigam dinheiro nessa moeda virtual, elas poderão assinar os planos premium do WordPress.

Embora o WordPress seja open source e largamente utilizado com hospedagem própria, a Automattic oferece um serviço de hospedagem no WordPress.com. Os recursos essenciais são gratuitos, mas há planos pagos para usar um domínio, remover limitações dos temas e colocar publicidade, etc. Nada disso se aplica a quem baixa o WordPress no WordPress.org e o instala em seu servidor por conta própria.

Quem nunca mexeu com Bitcoin pode dar uma olhada no site WeUseCoins, que traz algumas dicas inciiais (em inglês). O artigo sobre a moeda na Wikipedia também pode ajudar os novatos. O BitPay já contava com diversos sites que usam seu sistema de pagamentos, mas aparentemente nenhum deles tão grande como o WordPress. Este é um grande momento para os entusiastas do Bitcoin.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X