Câmera full HD para o Raspberry Pi deverá custar $25; ele também ganhará port do Minecraft

Câmera full HD para o Raspberry Pi deverá custar $25; ele também ganhará port do Minecraft

Há alguns dias foi divulgado um vídeo da placa de câmera para o Raspberry Pi que está em desenvolvimento. Quando lançada ela deverá custar uns US$ 25.

O breve vídeo foi feito no evento Electronica 2012, na Alemanha. A câmera usada pela plaquinha pode gravar vídeos full HD (1080p) a 30 quadros por segundo, usando o formato H.264. O sensor é de 5 megapixel, e a câmera se conecta à placa do Pi por meio dos pinos CSI, presentes mas até então não utilizados.

Câmera para o Raspberry Pi

O produto está em estágio final de desenvolvimento, logo mais devendo entrar em produção. Se tudo der certo o valor para os entusiastas será de 25 dólares. Há agora um processo de verificação para garantir que o cabo da peça não emita nenhuma radiação eletromagnética indesejada.

Port do Minecraft

Numa outra nota relacionada ao pequeno Pi, um famoso jogo está sendo portado para ele: o Minecraft.

Minecraft para o Pi

Ele deverá rodar no Raspberry Pi mesmo sem a necessidade de overclock. Apesar de ser desenvolvido com o modelo de 512 MB de RAM, o pessoal diretamente ligado ao projeto comentou que ele rodou com cerca de 40 FPS na versão mais básica, com 256 MB. É um valor plenamente aceitável, ainda mais para um título com gráficos simples como os do Minecraft.

O Minecraft: Pi Edition deverá ser lançado até o final do ano, gratuitamente.

O barato aqui é caro

O pequeno computador ARM vem promovendo uma verdadeira revolução no ramo da computação de baixo custo, embora ainda restrita aos entusiastas e desenvolvedores. Infelizmente no nosso maravilhoso país o projeto que custa irrisórios 35 dólares (ou $25, o modelo mais simples) sai bem mais caro. Mas nem dá para reclamar tanto né, temos excelentes serviços públicos mantidos com responsabilidade e eficiência, além de políticos extremamente éticos mantidos com estes impostos 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X