Falha da Microsoft permite ativar Windows 8 Pro com chave legítima, sem pagar

Falha da Microsoft permite ativar Windows 8 Pro com chave legítima, sem pagar

Uma falha da Microsoft permite ativar o Windows 8 Pro de graça, e aparentemente vai demorar um pouco para ser solucionada. Várias agências de notícias e blogueiros tentam contato com a empresa para um pronunciamento oficial sobre o caso.

Diversas pessoas em vários países relatam que obtiveram sucesso na ativação de uma versão pirata do Windows 8, ou seja, de uma versão sem a licença. Uma vez conseguida a imagem de instalação do sistema é possível ativá-la temporariamente com o uso de Key Management Services (KMS) de terceiros. Esse tipo de ativação deixa usar o sistema por 180 dias, sendo necessário reativá-lo a cada seis meses. É um pouco diferente do slmgr -rearm, que expande o tempo de cortesia em mais 30 dias, podendo ser usado por três vezes (totalizando 120 dias de uso antes da necessidade da ativação).

O problema é que é possível ativar uma cópia dessas usando uma chave de produto gratuita fornecida pela própria Microsoft, dada sua promoção do upgrade para o Media Center.

Windows 8: interface polêmica e histórico de diversas brechas para a aquisição da licença

Windows 8: interface polêmica e histórico de diversas brechas
para a aquisição da licença

Compradores da licença do Windows 8 Pro podem solicitar o Media Center Pack gratuitamente nesta página:

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/feature-packs

A oferta vale até o final de janeiro de 2013. Uma vez colocada esta chave na tela de adição de recursos do Windows, o Windows 8 Pro se transforma no Windows 8 Pro with Media Center.

Aparentemente o site da promoção simplesmente envia a chave de produto para qualquer e-mail, sem fazer qualquer tipo de verificação. É bem curiosa essa brecha, já que a própria Microsoft oferecer um meio de ativar seu sistema de graça vai contra tudo o que a empresa vem desenvolvendo em termos de ativação.

Os usuários de versões piratas passaram a enfrentar dificuldades a partir do Windows XP, há pouco mais de uma década. Até o Windows 2000 ou Me bastava um “número serial”, como o código é popularmente conhecido. Com a popularização da internet a ativação a partir do Windows XP se fez necessária, mas também pode ser concluída por telefone. Isso valida a licença e garante que determinada chave possa ser utilizada apenas em um computador.

Se o problema não for solucionado a falha deixará de funcionar a partir de fevereiro, qundo a promoção for encerrada. Tudo leva a crer que quem conseguiu ativar o sistema dessa forma continuará com ele ativado, e a única forma para a MS se livrar do problema seria exigir comprovações da compra antes de fornecer o código, o que só valeria para as novas solicitações. Invalidar as licenças ativadas com os códigos anteriores até poderia ser possível, mas certamente traria dores de cabeça para os clientes legítimos.

Windows 8 e suas polêmicas falhas no processo de venda

Uma outra falha boba na verificação permitiu ativar cópias do Windows 8 comprando a licença por $29, mesmo sem fazer parte do seleto grupo de usuários ao qual ela se destina. Por este valor a licença é exclusiva para consumidores que compraram um computador novo com Windows 7 a partir de junho (ou vão comprar até o final de janeiro de 2013). Só que muitos conseguiram a licença por este preço mesmo sem ter comprado um computador nestas condições.

A atualização geral para clientes com Windows XP, Vista ou 7 (independente da data da compra) sai por R$ 69, e também pode ser utilizada tecnicamente com Windows piratas, desde que uma instalação válida do Windows esteja presente no HD durante a atualização ou nova instalação. É possível formatar a partir do DVD ou pendrive de upgrade, fazendo uma instalação limpa, mas uma versão anterior deverá estar presente.

Nunca foi tão fácil obter uma versão original do Windows com algumas trapaças. Para uma empresa que tanto investe na tecnologia de ativação e em publicidade relacionada, estas falhas são imperdoáveis 😛

O lançamento também foi conturbado no Brasil, onde por um bug o sistema cobrava um valor maior do que o anunciado. Para se redimir a MS ofereceu reembolso total a quem pagou mais. E para piorar mais ainda, a versão de upgrade vendida nas lojas não deixa claro se é uma versão completa ou de atualização, o que chamou a atenção inclusive do Procon.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X