Alpha 4 do Haiku é publicado, com diversas melhorias e correções

Alpha 4 do Haiku é publicado, com diversas melhorias e correções

O Haiku, sistema em contínuo desenvolvimento rumo ao primeiro release, teve seu alpha 4 publicado nesta semana. O projeto é uma implementação open source do BeOS. Embora inspirado neste antigo sistema, o Haiku vai um pouco além para se adequar às tecnologias atuais dos computadores.

O alpha 4 tem mais de mil correções de bugs, e traz vários aprimoramentos. Ainda longe de uma versão final, o projeto está ficando mais estável e sólido.

Haiku

Ele inclui um novo debugger nativo com a capacidade de criar códigos QR, fornecendo um retorno gráfico em casos de erros do kernel. Apesar de parecer algo bobo, isso pode ajudar muito no desenvolvimento, já que permite simplesmente tirar uma foto da tela nos casos de erros. O código gráfico tem as mesmas informações de debug que normalmente são coletadas de outras formas. Ele poderia ser postado nos relatórios de bugs, por exemplo, para ajudar os desenvolvedores ou administradores.

O subsistema de rede sem fio agora suporta WPA e WPA2. Há melhorias diversas no sistema de arquivos, suporte a mais placas de rede por meio de drivers atualizados e também no sistema de gerenciamento das conexões USB.

Detalhes estão nesta página. As várias opções de download do sistema constam em:

http://www.haiku-os.org/get-haiku

É difícil imaginar usuários do Haiku no dia-a-dia, ainda mais no estado em que ele está. Ainda assim é um excelente projeto para os entusiastas de computação. O sistema é de código aberto, utilizando-se da licença MIT.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X