Fujifilm desenvolve mídia óptica com capacidade de 1 TB

Fujifilm desenvolve mídia óptica com capacidade de 1 TB

A Fujifilm está trabalhando num disco óptico com capacidade de 1 TB, podendo armazenar até mais conforme a tecnologia for aprimorada.

Usando um sistema diferente para lidar com os fótons, os desenvolvedores conseguiram colocar mais camadas nos discos. É possível armazenar cerca de 25 GB de dados por camada, e os discos poderão ter até umas 20 camadas em cada lado.

A empresa espera tornar a solução disponível comercialmente daqui um tempo, lá para 2015. Para os pesquisadores, o processo de fabricação poderá ser mais barato do que o do Blu-ray e, se aprimorado, permitirá armazenar até 15 TB por disco no futuro.

A tecnologia provavelmente ainda terá um amplo espaço no mercado, se de fato conseguirem tal façanha. A quantidade de dados pessoais e arquivos de entretenimento em geral é crescente. Filmes em 4k em alguns anos serão comuns. Nada nada as imagens ocupam quatro vezes o tamanho oferecido pela resolução full HD, ampliando radicalmente a necessidade de dispositivos de armazenamento de alta capacidade.

Enquanto os HDDs evoluem devagar e os SSDs mais lentos ainda, ver os sucessores dos CDs ganhando espaço parece uma coisa boa. Eles não substituem as outras mídias em todos os aspectos, mas podem servir muito bem como opções baratas de backup.

A Fuji não é a primeira a tentar, mas poderá ser a primeira a tornar a solução comercialmente viável. A TDK já experimentou algo parecido, e ainda em 2007 a Mempile exibiu um conceito de disco que também atingiria 1 TB. Próximo da realidade, no entanto, nenhum deles ainda vingou.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X