Experimente um preview do Firefox OS com um simulador

Experimente um preview do Firefox OS com um simulador

A Mozilla publicou um preview do Firefox OS para testes em desktops, numa espécie de emulador/simulador. O Firefox OS, seu sistema internamente chamado de Boot to Gecko (B2G), é a aposta da fundação a ser lançada em parceria com algumas operadoras e fabricantes em países como o Brasil.

O preview pode ser testado no Windows, Mac ou Linux, e tudo o que é necessário é possuir o Firefox e baixar a extensão em:

http://people.mozilla.org/~myk/r2d2b2g/

Tela de bloqueio

O botão Home na parte inferior leva para a tela principal. A tela de bloqueio traz opções para abrir a câmera ou desbloquear direto para a tela inicial.

Tela inicial

Ele funciona como um addon, que pode ser aberto por meio de um botão na tela de complementos do Firefox.

Naturalmente as atividades de telefonia e mensagens não funcionam, mas dá para ver na prática como ele está ficando. Não é uma versão final, então esteja ciente de que muita coisa poderá ser alterada.

Há uma barra de notificações na parte superior que lembra bem a do Android. Ela também tem botões rápidos para ativar ou desativar Wi-Fi, Bluetooth, etc, e um para abrir as configurações:

Notificações e atalhos para configurações

Configurações

Deslizando a tela inicial para os lados dá para chamar outros elementos da interface, como a lista de aplicativos:

Aplicativos

O navegador decepcionou na suavização das fontes, embora em todo o restante do sistema a qualidade das fontes até que surpreendeu. Isso pode ser devido à baixa resolução de tela usada no simulador.

Navegador

O sistema se mostrou bem fluído no emulador, sem atrasos nem qualquer tipo de lentidão. Se a experiência nos aparelhos for assim também, ele não será tão ruim como parecia no início, já que toda sua interface é baseada em HTML 5. Isso muitos só acreditarão ao vê-lo na prática, já que o projeto é voltado a telefones de baixo custo ou intermediários, onde potencialmente o processador e/ou quantidade de RAM poderão comprometer o desempenho.

O preview é mais para ver como ele está ficando, não dá para ser usado como base para a versão final. Até porque roda usando o motor do Firefox no desktop, sendo tecnicamente um complemento do FF. As linhas gerais, no entanto, tendem a ser mantidas.

Detalhes sobre o projeto podem ser vistos na página do sistema:

http://www.mozilla.org/en-US/firefoxos/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X