Mozilla abandona desenvolvimento do Firefox de 64-bit para Windows

A Mozilla está encerrando o desenvolvimento do Firefox de 64-bit para Windows, que nunca chegou a ter uma versão final “estável”. A decisão não é definitiva, mas pelo menos por agora o trabalho nele será deixado de lado.

Há algumas dificuldades a enfrentar no caminho, sendo uma das questões o acesso limitado a plugins (há poucos plugins efetivos em 64-bit). Em termos de estabilidade não há muito o que ganhar migrando para 64-bit apenas por migrar, visto que a execução de programas de 32-bit no Windows é feita de forma transparente e, exceto em casos de falhas específicas, o Firefox de 32-bit não parece tão ruim assim para os usuários.

A discussão ocorre nos comentários do Bugzilla, sistema de tópicos onde são debatidos os recursos e mudanças técnicas no navegador. Entre outros motivos estão falta de tempo e/ou interesse, já que os bugs relatados não são corrigidos com eficiência nas compilações diárias, deixando os usuários da versão de testes com status de “segunda classe”. Muitos bugs persistem por um bom tempo. Vários relatórios de erros da versão de 64-bit são simplesmente ignorados pela equipe principal.

Quem fizer questão de usar navegadores de 64-bit no Windows pode ficar com o Internet Explorer ou com com as últimas compilações do Opera, que oferece versão de 64-bit. No Linux e OS X isso já está mais difundido.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X